31 outubro 2006

1# - Jogo da semana

A “guerra” começou bem antes do jogo e bem longe das bancadas do FC Porto 3 – 2 SL Benfica. Como já é habito todos os incidentes entre adeptos foram registados a par e passo pelas televisões e jornais do nosso país mas sem nunca mencionar o verdadeiro problema dos acontecimentos. Enquanto se dava valor a todas as trocas de carinhos entre dirigentes dos clubes como algo que constitui notícia importante e sempre esquecendo os problemas a que isso pode levar, os adeptos iam cada vez ganhando mais raiva dentro de si. Depois lá vem os acontecimentos desagradáveis que são sempre culpa dos adeptos e a condenação dos mesmos em praça pública. Não há de faltar muito e para alem das claques ate todos os sócios dos clubes tem de andar com “coleira electrónica” para registar todos os conflitos que os mesmos “provocam” como por ai se diz.
Passando a introdução a frente. Felizmente assistiu-se a um belo espectáculo dentro do palco principal. Para alem dos problemas habituais é de notar que como já era previsível o sector visitante estava lá. O Colectivo 95 depois das dificuldades que ultrapassou ao ver o FC Porto lhes recusar e deixo aqui o que os mesmos relataram para ser de mais fácil percepção.
“Começar um dia diferente O dia começou com um almoço a juntar alguns elementos num restaurante da cidade Invicta onde uma vez mais o bom ambiente dominou com algumas boas histórias à mistura. Quando este convívio terminou (mas que esperámos que se repita mais vezes e com mais elementos) já era hora de rumar até ao nosso local de concentração.Organização Na Sede foi tempo de preparar o nosso material de Tifo (bandeiras, faixas e estandartes), preparar a organização para a venda da Zine e distribuir as poucas dezenas de bilhetes que conseguimos adquirir. Neste aspecto convém realçar uma vez mais junto dos Sócios que o Colectivo até ao momento não dispõem de qualquer apoio e como tal não tem bilhetes para a B. Norte. Todos os que conseguimos para este jogo e próximos, é com o apoio dos nossos elementos e adeptos que com cartões de Sócio do Clube torna possivel adquirir durante a semana bilhetes para a B. Norte (incluindo o nosso sector) - Fica o aviso a todos vós, continuem a juntar cartões e tornem este exemplo cada vez mais real. Tifo Com o aproximar da hora de jogo a adrenalina aumentava, o nosso sector começava a ganhar forma com a presença de algumas centenas de elementos que contribuíram com cor e cânticos à equipa. O nosso tifo foi realizado com estandartes e bandeiras que apesar de não ser nada de especial comparado com o que já realizamos no passado, deram na mesma um belo colorido à mágica Norte. 90+Extra Min. Non Stop O apoio foi mais um dos aspectos positivos da noite, estivemos muito bem (com pormenores a corrigir é certo) mas não deixamos de contribuir positivamente para o apoio da equipa enquanto esteve em campo e não só!”
Onde anda afinal o beneficio de se estar devidamente legalizado? Pois, só se previram medidas de repressão. Os direitos que devem constar em todas as leis, nem velos.
Quanto aos Diabos Vermelhos que estiveram no estádio oficialmente, também já relataram tudo. Por culpa dos dirigentes os adeptos passam mal mas esses mesmos dirigentes fartam-se de apelar a casas cheias…
Fica então aqui o excerto da notícia publicada no blog dos mesmos.
“Depois de uma semana de avanços e recuos na busca dos preciosos bilhetes que as guerras do dirigismo português nos negaram eis que no dia do jogo perto de uma centena de Diabos se juntaram na nossa sede da Luz sem qualquer sinal de esperança a não ser as poucas informações que dispúnhamos.Mais avanços, mais recuos mas o desejo de todos marcarem presença foi determinante. As 14h os Diabos dos núcleos mais a Sul decidiram-se partir para se juntarem aos companheiros a norte. Tínhamos de marcar presença e tínhamos de apoiar o Benfica. A destacar a presença de elementos de Paris, Luxemburgo, Açores e 4 Ultras das Legiones Sur (Merida) que sem qualquer promessa de bilhetes decidiram juntar-se ao Grupo para partir rumo ao dragão. Fantástico!!!Enquanto fazíamos os primeiros kms os primeiros indicadores começaram a ser positivos. Existiam muitos bilhetes no mercado negro e o pessoal do Norte dos DV estava em campo. Pouco a pouco íamos preenchendo as lacunas e eis que pouco tempo depois começámos a recolher o dinheiro para todos os bilhetes. Os Diabos iriam estar presentes. O sentimento entre todos era fantástico e de satisfação pelo sacrifício feito e as incertezas de sucesso.Chegámos ao Porto num ambiente de euforia. Um autocarro de 75 pessoas já transportava mais do dobro. Entrámos todos juntos (nenhum DV ficou à porta) no pequeno sector reservado e mesmo com o Benfica já a perder o apoio fez-se ouvir. Sem parar. Os Diabos (e alguns elementos dos NN) eram praticamente os únicos benfiquistas presentes. Todos juntos a apoiar.”
O jogo acabou assim por contar com a terceira maior assistência de sempre, mais de 50 000 adeptos. A coreografia inicial cobriu todas as bancadas com cartolinas azuis e brancas e deu o efeito fantástico. Super Dragões, Colectivo 95 e Diabos Vermelhos deram o seu melhor contributo. Vou deixar as imagens falar por si e acabar com uma sugestão. Se realmente querem adeptos em campo e se querem que os mesmos não arranjem tantos problemas deixem-se de pieguices. É preciso “educar” os adeptos, e não, deseduca-los como acontece todos os dias!

Referencias: colectivo95.com, diabos82.blogspot.com, superdragoes.com e guerreirosdainvicta.blogspot.com

Sem comentários: