10 julho 2006
Itália é campeã do mundo de futebol.
A Itália sagrou-se campeã do mundo de futebol, depois de vencer a final do Mundial Alemanha 2006 frente a França, por 5-3, no desempate por grandes penalidades. No final dos 90 minutos e do prolongamento, o marcador registava um empate a uma bola, com golos de Zidane e Materazzi.
O conjunto transalpino, que ficou a um ceptro do Brasil e sucedeu na lista de vencedores à equipa comandada em 2002 por Luiz Felipe Scolari, acabou por ser mais feliz e eficaz, já que converteu as cinco grandes penalidades, a última das quais foi marcada pelo defesa-esquerdo Fabio Grosso. Do lado francês, Trezeguet foi o único jogador que falhou, rematando à barra.
A França, que derrotou Portugal - quarto lugar no Mundial 2006 - nas meias-finais, por 1-0, inaugurou o marcador logo aos sete minutos, na transformação de uma grande penalidade por Zinedine Zidane, mas a Itália empatou pouco depois, aos 19, num remate de cabeça do defesa-central Marco Materazzi.
Depois de a igualdade não ter sido desfeita nos 30 minutos de prolongamento, foi necessário recorrer a um desempate por pontapés da marca de grande penalidade, o que sucede apenas pela segunda vez em finais do Campeonato do Mundo.
O primeiro desempate por grandes penalidades aconteceu no Mundial EUA 1994, quando o Brasil conquistou o quarto dos seus cinco títulos, ao derrotar a Itália da marca dos 11 metros por 3-1, após uma igualdade a zero ao fim de 120 minutos.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário