01 outubro 2007

Reflexão: Legalização das Claques

Com todos os acontecimentos dos últimos tempos, divergem várias opiniões sobre os prós e os contras da legalização de uma claque.

Várias claques estão já legalizadas, enquanto que outras recusam entrar neste processo.

No grande duelo entre Benfica e Sporting do último sábado, as claques do Benfica foram impedidas de entrar com qualquer tipo de material, contráriamente aos grupos afectos ao Sporting, que por já estarem legalizados, teriam mais privilégios segundo os responsáveis pela segurança do jogo.

A questão que colocamos hoje é, se na vossa opinião, é benéfico ou não as claques legalizarem-se, ou seja quais os prós e os contras deste processo tão polémico.

Antes de darem a vossa opinião, e se desconhecem a Lei n.º16/2004, disponibilizamos os documentos de que necessitas para te informares.

Para reflectir...

8 comentários:

BOB disse...

diabos entraram com a faixa deles e ninguem a retirou durante o jogo todo

Anónimo disse...

é assim o que significa "ultra"?
uma claque é um negoçio!por isso algumas se legalizam....qual o problema de uma bandeira, estandarte,faixas entrar no estadio?é isso que acaba com a violençia,vamos usar o material que nos custou tanto tempo a fazer como arremesso?esqueci-me agora é tudo feito em estamparias...sao os tais negoçios!
cumps...

Anónimo disse...

Sim agora cada vez mais as claques passam a funcionar como empresas, e eu acho que não poderia ser de outra forma, pelo dinheiro que movimentam, era estranho não serem alvo destas acções por parte dos responsáveis do nosso país.

Por um lado é bom para acabar com a violênca, ou pelo menos diminuir, sim porque agora todos os membros estão identificados.

Talvez seja mau, pelo controlo excessivo, que vamos passar a sofrer dos senhores da autoridade.

Quanto às diferenças entre claques legais e não legais, concordo com os privilégios para as que respeitam a lei...

BOB disse...

quais previlégios??
por faixas e ter bandeiras é um previlégio??

Anónimo disse...

Se não é um privilégio, qual é problema de claques como os Diabos ou os NN? Não sei porque estão contra isto de não poderem levar faixas/bandeiras, nem fazer coreos...enfim ideiais muito estranhos!

Anónimo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=NN5P2hTy5J8&NR=1

Os legalizados tb fazem disto?

Anónimo disse...

Anonimo das 9.27 os socios da claque e por menos falo do meu clube são todos socios do benfica por isso tão bem identificados.

Anónimo disse...

sou socio do benfica e dos no name e preciso legalizar me para apoiar o meu clube? So se legaliza as claques que os presidentes querem viver a conta das mesmas. para depois vermos o material das claques a serem vendidos em todo o lado e todas as pessoas andam com os cachecois destas «claques» .cada vez mais tenho orgulho de ser NO Name