06 fevereiro 2007

Entrevista à Brigada US

A entrevista foi realizada em Setembro, no momento para a revista que publicamos e é agora aqui exposta para ter uma maior exposição. Os entrevistados pertencem ao núcleo duro da Brigada Ultras Sporting aos quais agradecemos a colaboração e o empenho com que nos facultaram as informações.

Quando foi fundada Brigada?
A Brigada surgiu no dia 12 de Setembro de 2004 no jogo Vitória – Sporting.

Porque surge o grupo?
O grupo surge com uma cisão na Torcida Verde, visto na altura a nossa forma de estar já não se enquadrar nos moldes em que o grupo actuava.

Quantos sócios compõem actualmente o grupo?
Não temos sócios porque não somos associação. Mas o grupo é composto por cerca de 30 membros.

O que é para vocês a Brigada?
É um grupo que apoia o Sporting e que tem uma forma de estar que foi construída à nossa imagem e, com a qual naturalmente nos identificamos e sentimos confortáveis.

Como estão organizados?
Apesar do grupo ter uma dimensão reduzida a questão da organização é sempre pertinente, pois permite criar uma dinâmica de grupo que facilita a logística do mesmo, em termos de deslocações, material, apoio, etc… Existe um núcleo “mais activo” composto por 6/7 pessoas que têm a seu cargo uma função especifica e são responsáveis pelo cumprimento de determinadas tarefas.

Como são as vossas relações com o clube, jogadores e outros grupos do Sporting?
Não temos nenhuma relação oficial com o Sporting, apenas boas relações a nível da Secção de Futsal. Relativamente aos outros grupos, as relações são inexistentes. Tal como nós, cada grupo tem a sua forma particular de apoiar o clube e isso tem de ser respeitado. O que interessa é apoiar o Sporting e neste caso, o todo é mais importante que a soma das partes.

Quais são as vossas amizades?
Não temos nenhuma amizade oficial, mas mantemos boas relações e amizades pontuais com alguns grupos.

E as vossas rivalidades?
As nossas rivalidades são as de todos os sportinguistas, naturalmente, com Porto e Benfica.
Não temos rivalidades com nenhum grupo em particular.

O que é que mais gostam no vosso grupo e o que menos gostam?
O que nos agrada mais é o espírito de entreajuda dos nossos elementos que tem sido fundamental para derrubar algumas barreiras que foram surgindo.

Qual foi o vosso melhor momento?
Talvez as presenças em Roterdão e Alkmaar no ano passado.

E o de maiores dificuldades?
Sempre que há um jogo fora e os preços dos bilhetes são exorbitantes.

Que opinião têm sobre a lei 16/2004
É uma lei que se vem sobrepor a outras já vigentes e que regulam a presença de espectadores nos estádios. Para alem disso, na Lei existem certas alíneas que para nos não fazem qualquer sentido, nomeadamente, o “cadastro” no CNVD. Alem disto, a Lei regula quer os membros dos GOA’s (Grupos Organizados de Adeptos) quer as entidades que regulam o espectáculo, sendo que existem alíneas na dita lei que não são, claramente cumpridas pelos clubes. Supostamente, a entidade devia promover um espectáculo para aumentar a adesão de famílias. Só nos perguntamos quais são as famílias que têm capacidade de pagar 30 e 40 euros por pessoa para assistir a um jogo de futebol…

E sobre a violência nas bancadas?
É um fenómeno com o qual não nos identificamos. Apenas existimos para apoiar o Sporting.

Qual a vossa opinião sobre o movimento de apoio organizado português?
Infelizmente não é a melhor. Existem muitos jovens que aderem por questões de moda e não porque se sintam identificados com o movimento.

O que consideram ser necessário alterar para se ver novamente os estádios cheios?
Preço dos bilhetes, horários dos jogos, menos corrupção, clubes que respeitem os seus adeptos e percebam que eles são a base da existência dos clubes.

Qual a vossa opinião sobre a influencia da Internet no mundo ultra?
A Internet tem a vantagem de ser uma forma rápida e eficaz de mostrar a forma de ser e de actuar de um grupo. Através de um “clic”, rapidamente temos acesso a fotos, vídeos, etc., que retratam o que se passou em determinada curva em certo jogo. MAS m termos de vantagens, acaba por aí.
Infelizmente a Internet é a fonte de muitos problemas que afectam o mundo ultra actual, em Portugal e noutros países. Como bem disseram os tifosi do Inter: “Internet – a vergonha dos ultras”. Como na “net” cada um é o que quer (até pode ser 1,2,3 e 4 pessoas ao mesmo tempo) surgem muitas vezes, na forma de comentários em fóruns e blogs, provocações e malentendidos que por vezes se transpõem para a realidade e afectam a imagem dos grupos. Por isso mesmo é que na Brigada, desde o inicio, fizemos questão em afirmar que tudo o que diz respeito ao grupo é publicado no www.brigada2004.blogspot.com. Os comentários mal intencionados não fazem parte da nossa forma de estar e não nos identificamos com esse tipo de atitudes cobardes.

3 comentários:

Anónimo disse...

Juntem-se mas é!
Qualquer dia existem 10 grupos em Alvalade mas tudo com cerca de 50 elementos... Mas que se lixe é para apoiar o Sporting!!! LOOOL Cuidem-se!

Anónimo disse...

o todo nao é a soma das partes?! lol tou baralhado, ai lagartos... é só protagonistas, cada cabeça tem a sua maneira de estar no estadio. complicativos

Anónimo disse...

uns são protagonistas, outros não gostam de andar a reboque dos protagonistas.
Em Itália tens 10-20 grupos por curva e tudo funciona. Gostam tanto de lamber o cu aos italianos por umas coisas, mas noutras provam o porquê de estarmos a anos de luz.