03 dezembro 2006

12ª Jornada: Sporting CP 0 vs SL Benfica 2


O SL Benfica venceu na noite de sexta feira o Sporting CP por 2-0, no jogo inaugural da 12ª jornada da Liga de futebol, reduzindo a desvantagem que o separa dos “leões”.
No primeiro derby lisboeta da época, a equipa de Fernando Santos colocou-se cedo em vantagem, num golo apontado de cabeça por Ricardo Rocha, na sequência de um canto, quando havia apenas três minutos de jogo.
O segundo golo do SL Benfica foi marcado aos 36 minutos, num lance de contra-ataque, com Miccoli a lançar Simão e o capitão benfiquista a rematar cruzado, sem hipóteses de defesa para Ricardo. Ainda antes do intervalo, um remate forte do avançado italiano obrigou o guarda-redes sportinguista a esticar-se para evitar o golo.
Na segunda parte, o Benfica surgiu apostado em segurar a vantagem, mas o Sporting foi incapaz de encontrar o caminho para a baliza adversária. No último quarto de hora, o SL Benfica voltou a aumentar a pressão, mas os minutos finais ficaram marcados pela expulsão de Polga (81'), por acumulação de amarelos, e de Nuno Gomes (83'), que viu o cartão vermelho directo.
Ainda antes do fim, o Sporting CP teve duas hipóteses para reduzir a vantagem, primeiro num remate de Yannick Djaló, que obrigou Quim a defesa apertada, e depois por Rodrigo Tello, em cima do apito final, mas a partida terminou sem alterações.
No que respeita ao comportamento das claques é um lugar comum dizer-se que foi um dérbi de emoções, mas que mais se poderia dizer de um estádio cheio de adeptos (44.042), a gritar o nome da sua equipa, a sofrer a cada lance falhado ou cada bola por cima da trave ou a aplaudir os sucessos? Foi assim, mais uma vez, ontem, o duelo entre SportingCP e SL Benfica.
Logo aos 3 minutos do desafio, Alvalade gelou com o primeiro golo do SL Benfica. E a festa foi feita pelos No Name Boys pelos Diabos Vermelhos que continuaram a saltar e a cantar até ao final do encontro, saindo do estádio a desejar um “Bom Natal” aos donos da casa.
As claques do Sporting CP apresentaram nas suas coreografias, logo no início da partida, frases como “Sem nada a temer”, por parte do Directivo Ultra XXI, “Esforço, dedicação, vocação e glória desde 1906”, pelo lado da Juve Leo e "Hoje e sempre SC Portugal" pela Torcida Verde, mas ao poucos foram esmorecendo perante a superioridade encarnada no marcador. Aliás, ainda faltavam alguns minutos para se jogar em Alvalade e já muitos adeptos leoninos abandonavam o recinto. Uma verdadeira debandada que provou, mais uma vez, se viveu um dérbi de emoções: boas e más emoções…
De resto, o jogo desenrolou-se sem incidentes significativos entre os adeptos ou episódios de violência.

Fotos: Directivo Ultras XXI; Juve Leo; Torcida Verde; SerBenfiquista.com

Sem comentários: