02 novembro 2006

Liga dos Campeões: SL Benfica derrota Celtic.



No Estádio da Luz, e perante cerca de 55 mil espectadores, o SL Benfica derrotou o Celtic por 3-0, o mesmo resultado com que à quinze dias os escoceses tinham brindado os encarnados, e conquistou os primeiros três pontos na Liga dos Campeões.
Tal como era esperado, Fernando Santos apostou em Miccoli em detrimento de Kinkin Fonseca, dado que a influência do italiano é evidente na equipa encarnada que aos vinte minutos já vencia por 2-0: primeiro, o defesa escocês Gary Caldwel marcou na própria baliza e logo depois, e após uma reposição de bola longa por parte de Quim, o mesmo Caldwel ofereceu a Nuno Gomes o segundo golo do jogo.
Foram vinte minutos em que só deu SL Benfica a que se seguiu uma reacção dos escoceses que levaram por duas ocasiões o perigo à baliza de Quim. Antes, Miccoli esteve à beira de festejar o terceiro, mas a bola saiu rente ao poste.
No segundo tempo, os encarnados continuaram a controlar a partida que só ganhou algum interesse a partir dos 25 minutos. E foi o Celtic que deu um pontapé no ritmo sonolento do jogo quando Pearson obrigou Quim a opor-se a um remate tão esquisito quanto perigoso.
O SL Benfica não tremeu e dez minutos depois chegou ao terceiro golo numa bela jogada colectiva concluída por Karyaka, que entrara para o lugar de Miccoli.
Com esta vitória, o Benfica manteve o terceiro lugar, mas passou a somar quatro pontos, menos dois do que o Celtic, ficando a cinco do líder, o Manchester United, que foi surpreendido pelo FC Copenhaga (1-0), na Dinamarca. A 21 de Novembro, na quinta jornada, o Benfica recebe o conjunto dinamarquês, último classificado em igualdade pontual com os "encarnados", e o Manchester United visita o Celtic.
O melhor: Os adeptos, mais uma coreografia dos Diabos Vermelhos onde se podia ver um pano com uma caravela e em cima uma frase que dizia: "Mar de apoio, noite de conquista", os No Name com as suas habituais bandeiras ao vento, e uma palavra especial para os cerca de 10 mil adeptos do Celtic, sempre no apoio à sua equipa mesmo estando a perder, com os seus habituais cânticos, mas mais do que isso, com o seu enorme far play que permitiu verem o jogo no meio dos adeptos benfiquistas e no fim do mesmo trocarem cumprimentos com toda a gente que os rodeava, isto para não falar na homenagem que fizeram a Miklos Feher, parabéns e obrigado pela lição de desportivismo.
O pior: A sonolência, por vezes aflitiva, que parece tomar conta da equipa do SL Benfica em momentos cruciais do encontro, Gary Caldwel, porque á dias em que um jogador não deve sair de casa e, por fim, a incapacidade do Celtic em ganhar jogos fora de casa.

Fotos: Claques Portugal; SerBenfiquista.com

Sem comentários: