05 junho 2006

Europeu Sub-21: Holanda campeã pela primeira vez

A Holanda, chegada ao encontro decisivo pela primeira vez, sagrou-se ontem campeã europeia de futebol Sub-21, ao ganhar à Ucrânia, estreante em certames do género, por 3-0, na final do torneio, disputada no Estádio do Bessa, Porto.
O avançado Huntelaar, eleito melhor jogador do encontro, «bisou», com golos aos 11 e 43 minutos - este último na cobrança de uma grande penalidade -, aumentando a sua «conta pessoal» para quatro tentos, o melhor registo entre os atletas presentes na competição, que teve início em 23 de Maio, com a fase de grupos.
A fechar a partida, a «Jong Orange» (jovem laranja) ainda aumentou a vantagem para 3-0, com um golo de Nicky Hoffs, aos 94.
O «País das Tulipas», que vai organizar o próximo torneio europeu de Sub-21, sucede assim à pentacampeã continental, Itália, eliminada na primeira fase.
Apenas uma equipa se sagrou campeã, após a conclusão do Campeonato da Europa de Sub-21, no Porto, no domingo à noite. No entanto, não se pode resumir a história de 15 jogos num só capítulo, já que há que fazer justiça às outras sete selecções envolvidas no torneio e às suas histórias de alegrias e de tristezas. Os redactores do uefa.com presentes em Portugal consideraram as prestações dos 176 jogadores envolvidos nas duas semanas de competição e nomearam um "onze" representativo da prova: a Equipa do Torneio do uefa.com.

Equipa do Torneio do Uefa.com.:

Guarda-redes: Steve Mandanda (França)
Defesa-direito: Dwight Tiendalli (Holanda)
Defesa-central: Dmytro Chygrynskiy (Ucrânia)
Defesa-central: Milan Stepanov (Sérvia e Montenegro)
Defesa-esquerdo: Urby Emanuelson (Holanda)
Médio-direito: Thomas Kahlenberg (Dinamarca)
Médio-centro: Ismaïl Aissati (Holanda)
Médio-centro: Rio Antonio Mavuba (França)
Médio-esquerdo: Jérémy Toulalan (França)
Avançado: Artem Milevskiy (Ucrânia)
Avançado: Klaas Jan Huntelaar (Holanda)

A Equipa do Torneio do uefa.com não é uma distinção oficial da UEFA. Realce-se também que nesta Equipa não está um unico jogador português o que se torna deveras elucidativo do fiasco da presença portuguesa.

Sem comentários: