28 março 2006

SL Benfica 1 – 0 SC Braga (28ª jornada)

Era o jogo da jornada e esperava-se grande apoio para as duas equipas. O Benfica estava próximo do jogo com o Barcelona para a liga dos campeões e muito público compareceu para dizer presente em todos os campos. O Braga contou com a primeira deslocação organizada pela Associação Braguista (uma camioneta com cerca de 50 pessoas), a deslocação das Braguinhas (uma camioneta), Bracara Legion (duas camionetas) e Red Boys (três camionetas). Estes últimos até saíram cedo de Braga mas a terceira avaria consecutiva nas camionetas para os últimos três jogos fora lá fizeram mais uma vez a gracinha de uma chegada em cima da hora. Pouco depois do Porto a camioneta parou para colocar os seus cerca de 60 passageiros distribuídos pelas outras duas. Tudo rumo a Coimbra para pegar em nova camioneta só mesmo levada em brincadeira pelo amor ao clube.
Os restantes adeptos do Braga chegaram cedo a Lisboa e a entrada terá sido fácil. Quanto aos Red Boys que chegaram em cima da hora depois de revistados minuciosamente lá foram a correr para dentro do estádio com a esperança de já ter entrado um golo do Braga, devido ao abafado som de “golo” que se ouviu no exterior. Desilusão nos rostos de todos quando se apercebem que o golo foi do adversário…
Durante a entrada das equipas em campo já os Diabos Vermelhos tinham aberto duas tarjas onde se podia ler: “+ Entrega + Força + Garra + Campeão”. As claques do Benfica (No Name Boys e Diabos Vermelhos) até prometiam no início mas o certo é que estiveram uns furos abaixo do esperado. Depois da emoção do golo e com a chegada dos Red Boys o campo ficou coberto de um enorme apoio ao Braga dado pela enorme entrega dos cerca de 1500 adeptos arsenalistas presentes na Luz. Os cânticos mais fortes eram impressionantes (fiquei completamente surpreendido pela ressonância do estádio dos cânticos mais fortes dirigidos a cada uma das claques), de relevar que o “Magico Braga” parte das palmas intercaladas davam uma sensação de concretização impressionante. Os adeptos do Benfica recorriam aos assobios para abafar os cânticos mais fortes da parte arsenalista e os cerca de 48 000 adeptos do Benfica por varias vezes conseguiram. As claques do Benfica também cantavam como seria de esperar mas sempre toadas mais baixas. Quando ambas as curvas (Benfica e Braga) ensaiavam toadas mais baixas o que se superiorizava era o burburinho de toda aquela gente. Muito raramente todo o publico benfiquista se juntou em apoio ao Benfica. Depois do vermelho mostrado a Luís Filipe, os adeptos do Braga foram a baixo e finalmente as claques do Benfica elevaram os cânticos com a vitória já praticamente assegurada. Mesmo assim, no fim com o agradecimento dos jogadores aos adeptos do Braga, estes ganharam alguma moral e novamente cantaram até serem liberados cerca de meia hora mais tarde para sair rumo as camionetas.

Notas importantes: As claques do Braga entoando os cânticos mais ligeiros e as vozes de comando não conseguiam grandes resultados como é natural perante tão grande público. Basta o burburinho do estádio para remeter o som apenas ao sector que canta e pouco mais.
Não fiz referência a coreografia exposta na bancada da “cervejeira” pois era publicidade a mesma e portanto acho que não merece relevo.
Qualquer coisa que pensem estar errada, estão disponíveis os comentários para quem o fizer com o mínimo de respeito.

Mais fotos brevemente…

1 comentário:

Anónimo disse...

As braguinhas levaram 2 camionetas e houve mais excursoes organizadas...