07 dezembro 2005

SC Braga vs Vitória FC - 04.12.2005

Entrada:
Os adeptos do Vitória FC chegaram cedo. Quando entrámos, cerca de 10’ antes do jogo, já eles lá estavam com o material todo a postos. Quase no início do jogo, algumas movimentações de Red Boys no anel superior já deixavam adivinhar algo…

Coreografia Red Boys:
Na entrada das equipas os Red Boys fizeram descer um pano do segundo anel da bancada nascente. Nele podia-se ver o símbolo do Braga. Os mais atentos já se tinham apercebido que aquele pano já teria sido utilizado no jogo da UEFA deste ano. O efeito foi na mesma espectacular dando um belo colorido ao seu sector.

O jogo em campo:
Num confronto entre duas equipas exímias a defender, o Vitória de Setúbal estragou os planos do Sporting de Braga de regressar à liderança da Liga. Na arte da defesa é que esteve, novamente, o ganho de Norton de Matos. Os sadinos fecharam os caminhos para a sua baliza e raramente atacaram, mas a eficácia mortífera rendeu mais três pontos, os primeiros que alguém conquistou na Cidade dos Arcebispos esta época.
Os bracarenses entraram em campo à procura da liderança, que ficaria assegurada com uma vitória na recepção ao Setúbal. Porém, encontrou a melhor defesa da Europa, os sadinos sofreram três golos e apenas um como visitante, por isso, Jesualdo Ferreira apostou em Maxi Bevacqua no apoio a João Tomás.
Logo no início, Abel quase surpreendeu Moretto ainda não estava completo o primeiro minuto de jogo, dando o mote para a pressão atacante que se seguiu.
O Braga instalou-se no meio-campo atacante, criando várias oportunidades, com os sadinos a sentir muitas dificuldades para tentar o contra-ataque. Contudo, quando conseguiram, quase mostraram a eficácia que tem rendido pontos nas últimas jornadas.
Os jogadores bracarenses estavam desinibidos, dominavam por completo, mas na hora de concretizar os arsenalistas falhavam e à medida que os minutos passavam crescia a ansiedade nas bancadas. O desperdício era grande, com a bola a ir para fora, a esbarrar na defesa ou a parar nas mãos seguras de Moretto. Era tudo bem feito, exceptuando o remate decisivo. A maior oportunidade pertenceu a Abel, mas o Setúbal fez-se valer do estatuto de melhor defesa europeia e também da inspiração do seu guarda-redes.
A ineficácia acabaria por custar caro ao Braga. Numa das raras incursões dos sadinos até à área de Paulo Santos, Fábio foi, mais uma vez, decisivo, aproveitando um erro de Nunes para inaugurar o marcador. A ansiedade já não estava somente nas bancadas, pois dentro das quatro linhas os minhotos revelavam mais nervosismo após o golo sofrido e nem o empate conseguiram alcançar. Injustiça no resultado que castigou o Braga foi quem mais procurou o golo, mas não foi feliz.

O jogo nas Bancadas:
A primeira referência vai para “As Braguinhas” que se apresentaram neste jogo pela primeira vez. Apresentaram-se com o fato de Pai Natal e alguns balões e o primeiro jogo é sempre o primeiro, não se pode pedir muito.
O jogo foi espectacular, no ponto de vista de apoio. Cada um com o seu estilo mais característico encontrou-se a bom nível embora os Red Boys após o golo do Vitória se tenham ressentido, baixando o seu nível. Como de costume a BL fez um jogo sempre a cantar mais ou menos no mesmo tom, os RB com partes muito fortes e outra calados e o VIII Exercito e Furacões Sadinos lá fizeram o que podiam, sempre a cantar, embora em inferioridade numérica. Mesmo assim, apesar dos factores: distância, hora do jogo, ainda lhes permitiu umas boas dezenas de adeptos no Municipal de Braga.
Os Red Boys no início da segunda parte colocaram uma frase no seu sector “A liderança espera-vos” a qual o speaker leu para todo o estádio.
A Bracara Legion também guardava uma surpresa. A 10 minutos do fim abriram quatro faixas nas quais se podia ler: “Muitos querem derrubar-te mas tua gente não quer, vamos para o campo lutar venham eles quem vier…”, (frase presente na Marcha do Braga).

A saída:
Os adeptos do Vitória ainda tiveram de ficar algum tempo no estádio, o qual aproveitaram para festejar a vitória mesmo já sem ninguém para alem deles por lá.

O jogo decorreu sem conflitos até pelas boas relações existentes entre as claques.

Fotos:
SC Braga vs Vitória FC - 04.12.2005

Sem comentários: