23 novembro 2005

Blatter pensa em acabar com hinos nacionais antes dos jogos.

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, quer suprimir os hinos nacionais tocados antes dos jogos internacionais, segundo entrevista publicada na terça-feira pela revista suíça "Schweizer Illustrierte".
Interrogado sobre as vaias ao hino suíço antes da partida Turquia x Suíça de quarta-feira, Blatter respondeu que as considerava "um desrespeito profundo e uma difamação do orgulho nacional".
"Pergunto se ainda faz sentido tocar os hinos nacionais", disse ele, acrescentando que já existe uma discussão a respeito disso na Fifa.
No jogo da primeira mão do play off, há dez dias, em Berna, o hino turco também foi vaiado pelo público. "Quando um nacionalismo exacerbado se soma à paixão e à emoção, tudo se torna explosivo. É por isso que pensamos em suprimir os hinos", explicou.
Blatter defende também que os jogadores se cumprimentem no fim das partidas. "Não pode ser aceite que os jogadores não possam comemorar um bom resultado, correndo como ladrões", disse, relembrando o que aconteceu após a partida entre turcos e suíços em Istambul.
Blatter questiona também se as partidas dos play off, como Turquia x Suíça, não devem ser disputadas em campo neutro, em local "onde a ordem possa ser garantida".
Quando se quer acabar com os hinos antes de uma partida internacional entre selecções, que faltará acabar mais???

Sem comentários: