A 20ª edição da Maratona de Lisboa, que se disputa a 4 de Dezembro na Baixa da capital, vai contar com cerca de 3.500 participantes, 500 dos quais atletas estrangeiros oriundos de países de Leste.De acordo com António Campos, director da prova, a edição deste ano vai contar com a participação de atletas de Leste, nomeadamente Polónia e Rússia, com o percurso "mais refinado, evitando os obstáculos do ano passado".
"Mesmo sendo Lisboa a cidade das sete colinas, a zona ribeirinha é a mais plana, com a parte mais acidentada da prova a ser a passagem na Almirante Reis até à Praça do Chile", explicou António Campos, durante a apresentação da prova hoje em Lisboa.
Na maratona propriamente dita vão participar cerca de 800 atletas, sendo que 50 por cento serão estrangeiros, entre os quais destaque para a russa Elena Derianina, campeã nacional da distância, e o seu compatriota Alexei Khokhlov.
António Campos acrescentou ainda que, devido ao "emagrecimento" do orçamento da prova em relação ao ano passado em cerca de 30 mil euros, a organização não pode contar com atletas estrangeiros de maior renome.
Os restantes atletas vão distribuir-se pela meia-maratona, cerca de 800, e na prova aberta, com cerca de oito quilómetros, são esperados uns 1.200 participantes.
Em relação às participações portugueses, ainda não está assegurada a presença do atleta António Sousa, uma vez que, como treinador de Hélder Ornelas, ainda não sabe se o acompanhará na sua estreia na Maratona de Milão, que se disputa no mesmo dia.
"Neste momento ainda não está garantida a minha presença. A minha principal preocupação neste momento não é esta prova, mas Hélder Ornelas. Ainda não sei se vou estar com ele a correr em Milão", avançou António Sousa aos jornalistas.
Além da incerta participação de António Sousa, a ausência de Luís Jesus, um dos atletas nacionais mais conceituados na distância, está confirmada devido a um problema no calcanhar de Aquiles.
Presente na cerimónia de apresentação esteve também João Correia, representando o Pelouro do Desporto da Câmara Municipal de Lisboa (CML), que garantiu que a autarquia vai dar "apoio a uma única Maratona da cidade, não ficando o apoio logístico de outras provas da mesma distância em causa".
Uma iniciativa que caso possamos devemos todos participar!
Sem comentários:
Enviar um comentário