Todas as classificações Portugal tornou-se a 21ª selecção qualificada para a fase final do Campeonato do Mundo, com a magra vitória (2-1) sobre o Liechtenstein, este sábado, em Aveiro. Os golos de Pauleta e Nuno Gomes apagaram os efeitos de uma exibição desinspirada e permitiram à equipa nacional festejar, pela quarta vez, a presença na elite do futebol mundial.
Antes, ao longo da maratona futebolística deste sábado, as zonas europeia e africana foram libertando, a conta-gotas, os nomes dos finalistas. Depois, mais dois lugares ocupados na América do Sul. Eram dez, mais treze se lhes juntaram.
A tarde começou com a festa de Angola, no Ruanda, seguiram-se mais três estreantes africanos, quase em simultâneo: Togo, Gana e Costa do Marfim. Esta última selecção, à custa de uma dramática eliminação da selecção de Camarões, orientada pelo português Artur Jorge, que a jogar em casa falhou um decisivo «penalty» no último minuto, ficando-se por um empate de sabor amargo (1-1). A única selecção africana não estreante em fases finais a garantir o apuramento, a Tunísia fez a festa um pouco mais tarde, com um sofrido empate diante de Marrocos (2-2).
Arrumada a zona africana, vieram as decisões na Europa. Primeiro foi a Holanda, que ao bater a Rep. Checa em Praga se qualificou, e apurou também, indirectamente, mais três selecções: Polónia, Inglaterra e Croácia. Porquê? Porque a derrota da Rep. Checa determinou que o melhor segundo classificado da zona Europeia, com vaga directa, sairá do grupo 6: ingleses e polacos vão jogar entre si pela honra de terminar em primeiro, mas com a certeza de que a presença na Alemanha é já uma realidade. Também os croatas, que este sábado passaram para a frente do grupo 8, já estão qualificados, porque se caírem para o segundo lugar serão também um dos melhores segundos.
A seguir foi a Itália, que cumpriu os mínimos com uma vitória tangencial sobre a Eslovénia. A conta estava em 20, passou a 21 com a vitória portuguesa de Aveiro. Sem brilho. Mas com um sorriso do tamanho do Mundo.
Pouco depois, Equador e Paraguai confirmavam os seus lugares entre os quatro primeiros da zona sul-americana e elevavam o total de apurados para 23. Há nove lugares por ocupar, seis deles na zona Europeia.
Ponto de situação dos apurados
Zona europeia: Alemanha, Ucrânia, Itália, Holanda, Inglaterra, Polónia, Croácia e PORTUGAL (seis vagas por definir)
Zona africana: Angola, Togo, Gana, Tunísia e Costa do Marfim
Zona sul-americana: Brasil, Argentina, Equador e Paraguai
Zona norte e centro-americana: Estados Unidos e México (uma vaga por definir)
Zona asiática: Irão, Japão, Arábia Saudita e Coreia do Sul
Mais duas vagas por definir nos «play-off» entre o 5º classificado da América do Sul e a Austrália e o 4º classificado da CONCACAF e o 5º representante da Ásia.
Sem comentários:
Enviar um comentário