09 junho 2005

Itália decreta medidas para combater violência.



Decretos ministeriais assinados nesta terça-feira, 07-06-2005, na tentativa de acabar com a violência no futebol italiano prevêem o uso de entradas nominais, a instalação de câmeras de vídeo para controlar o público e uma série de medidas para garantir a segurança nos estádios.
Estas medidas estão previstas nos três decretos assinados pelos ministros italianos do Interior, Giuseppe Pisanu, de Bens Culturais, Rocco Buttiglione, e de Inovações Tecnológicas, Luigi Stanca, que entrarão em vigor a partir da próxima temporada nos estádios com capacidade para mais de 10 mil espectadores.
Sem dúvida, o que mais chama a atenção é que a partir de agora os bilhetes para os jogos deverão ser "electrónicos" e levarão dados do comprador que os adquiriu.
Além disso, os bilhetes correspondentes aos sectores que serão ocupados pelos adeptos visitantes deverão ser de uma cor diferente e emitidos e distribuidos pelo menos cinco dias antes da partida.
No dia do jogo será proibida a venda de bilhetes nos arredores dos estádios.
O segundo dos decretos corresponde à vigilância através de câmeras de vídeo. Assim, os estádios com capacidade para receber mais de 10 mil pessoas terão de instalar câmeras capazes de gravar os adeptos com tecnologia digital.
As imagens poderão ser utilizadas posteriormente para identificar possíveis responsáveis por actos violentos dentro do estádio.
No terceiro decreto está prevista uma série de medidas logístico-administrativas destinadas a tornar os estádios mais seguros. Entre elas, estão, a presença de pessoal de segurança particular nas bancadas (20 para cada 10 mil espectadores).

Sem comentários: