15 julho 2006

"Terramoto" em Itália.

A campeã italiana Juventus, foi ontem despromovida para a segunda divisão italiana e será ainda punida com a perda de 30 pontos, na sequência do «Calciocaos», ou seja, de terem sido combinados resultados, influenciar e aliciar jogadores e prejudicar adversários.
A Juventus será acompanhada para a segunda divisão pela Fiorentina, que irá perder 12 pontos, e pela Lazio, que perderá sete pontos. Por seu turno, o AC Milan permanece na Séria A, mas será privado de 15 pontos na próxima época e não poderá participar na Liga dos Campeões.
O processo de fraude desportiva já provocou algumas baixas nos clubes afectados. O treinador da Juventus, Fabio Capello, trocou Turim pelo Real Madrid, e o capitão da selecção italiana, Fabio Cannavaro, também parece estar a caminho da capital espanhola. Luca Toni, da Fiorentina, também está em negociações com os "merengues". Dos 23 jogadores que se sagraram campeões do mundo, 13 jogam nos clubes agora penalizados.
Por outro lado, caso as condenações hoje anunciadas sejam mantidas pela instância de recurso, as equipas despromovidas no final da época passada (Lecce, Messina eTreviso) deverão ocupar os lugares deixados livres, enquanto o Inter de Milão, onde alinha Luís Figo, e o AS Roma poderão aceder directamente à Liga dos Campeões, colocando o Palermo e o Chievo Verona nas pré-eliminatórias da competição.

Sem comentários: