16 setembro 2010

Antevisão: SL Benfica x Sporting CP


Este domingo, pelas 20h15 tem lugar o primeiro grande derby de Lisboa desta época. Benfica e Sporting encontram-se no estádio da Luz para medir forças. Os ingressos para este jogo vão de 15 a 40€ para os sócios encarnados, e 22 a 60€ para público geral e a perspectiva para a ocupação das bancadas é como habitualmente de casa cheia.

Para esta antevisão recolhemos a opinião de um adepto de cada clube sobre o jogo que passamos a transcrever:

Adepto do Benfica:

Que expectativas guardas para o derby de domingo?
No presente momento todos os benfiquistas aguardam uma reviravolta na sorte da equipa, e uma vitória sobre o Sporting seria moralizadora para virar esta página. Nas bancadas penso que todos vão estar receosos, visto o momento actual, e espera-se talvez um pouco de contestação.

Consideras que os resultados que o Benfica tem registado até ao momento poderão influenciar a afluência de adeptos ao estádio da Luz?
Como estamos a falar de um derby, penso que não vai influenciar, pois é um jogo único e as pessoas não querem faltar a este. Penso que vai estar casa cheia, pois este tipo de jogos independentemente de quem está a jogar melhor, neste caso nunca se aplica essa regra.

Actualmente consideras mais interessante assistir a um Benfica vs Sporting ou Benfica vs Porto?
São emoções diferentes, com o Sporting um jogo de rivalidade, entre dois clubes da mesma cidade, com o Porto é mais uma questão de ódio aos azuis, sentimentos muito mais profundos. Mas ambos os jogos são seguidos apaixonadamente, pois há sempre contas a ajustar com uns e outros.

Em breves palavras que outros aspectos relevantes consideras dever ser realçados e na pele de benfiquista consideras importante deixar alguma mensagem aos adeptos do teu clube (quais)?
Agora mais que nunca apoiar a equipa, ser de um clube não é só nos bons momentos, como no ano passado, nos maus momentos é que se sente quem realmente está ao lado da equipa e das suas cores. Neste país infelizmente muito deste tipo de atitude existe, uma questão a mudar, pois nem só das vitórias vive um clube, o seu orgulho também existe e tem de ser mantido.

Conta-nos em breves palavras um acontecimento que tenha marcado um dos derby’s Benfica Sporting a que já tenhas assistido.
Claramente o do very light, um acontecimento que marcou todos, quer no lado do Sporting, quer do lado encarnado, mas outros jogos ficaram na memória, quer futebolisticamente quer nas bancadas, pois é sempre um jogo muito especial.


Adepto do Sporting:

Que expectativas guardas para o derby de domingo?
Um bom jogo do Sporting, esperemos que sem casos de arbitragem como os que o ano passado decidiram visivelmente o campeão, enfim um jogo sem túneis e mais importante que tudo, uma grande vitória do Sporting. Espero também um grande festival dos Grupos do Sporting, como só nós sabemos fazer.

Que diferença existe numa deslocação ao estádio da Luz em relação a outro qualquer estádio nacional? Com que tipo de sentimento é encarada?
Em termos de sentimento é encarada com um sentimento muito forte, mas a meu ver começa a tornar-se algo «banal», porque o adepto em geral perdeu a liberdade. Tens que ir ali fechado numa «caixa de segurança (?!)» em que vais ao ritmo que querem, se parares para apertar um cordão ou simplesmente descansar um bocado arriscas-te a ser agredido, assim como se fores para um passeio. Se isto é segurança... Enfim
É sem duvida o jogo mais importante de Portugal, com os dois maiores clubes, com os Grupos com maiores rivalidades, tem tudo para ser um grande espectáculo dentro e fora de campo.

Perspectivas uma grande mobilização de adeptos leoninos à Luz?
Sim, perspectivo, dentro das limitações impostas pelo Luís Filipe Vieira e os que o rodeiam, que enviou o número mais reduzido possível de bilhetes, o que só mostra a falta de nível daquele clube. Mas sejamos 2.000 ou 200.000 vamos dar o festival que só nós sabemos dar, apoiar os 90', colorir a Curva de verde-e-branco e ajudar o Sporting a conquistar mais 3 pontos rumo ao título.

Em breves palavras que outros aspectos relevantes consideras dever ser realçados. Na pele de sportinguista consideras importante deixar alguma mensagem aos adeptos do teu clube (quais)?
Que cantem incansavelmente os 90', que nunca se calem seja qual for o resultado, que ajudem a cobrir aquela bancada de verde e branco com bandeiras, cachecóis, etc. e que elevemos bem alto o nome do Sporting Clube de Portugal! Podem dizer o que quiserem, mas nós somos d'outro mundo! Ninguém tem o apoio que o Sporting tem, mesmo nas condições difíceis da época passada! Este ano tudo será melhor, vamos acreditar! Só com o nosso apoio incansável lá chegaremos

Conta-nos em breves palavras um acontecimento que tenha marcado um dos derby’s Benfica Sporting a que já tenhas assistido.
O jogo que mais marcou pela positiva foi aquele em que no ultimo derby lá com eles a ganharem, fomos empatar 2-2 e quase os afastamos do título. Pela negativa, o golo do Luisão em falta sobre o Ricardo que mais uma vez nos tirou a possibilidade de chegar ao tão desejado título. Mais uma vez, a roubalheira dos árbitros a prejudicarem gravemente o Sporting. Quanto a pormenores de Curva, ficam para quem lá esteve.

Sem comentários: