17 setembro 2010

Antevisão: Olhanense x Portimonense

É já hoje que o se realiza pelas 20:15 o derby algarvio entre o Olhanense e o Portimonense. Os clubes encontram-se em Olhão para medir forças, e os preços dos ingressos encontram-se a 5€ para sócios e 12,5 a 37,5€ para não sócios.

Apenas conseguimos ouvir o lado do Portimonense na antevisão a este jogo, o qual deixamos em seguida:

Embora os jogos que opõem o Olhanense ao Portimonense tenham acontecido com alguma regularidade nos últimos tempos, consideras que este jogo para a Liga Zon Sagres será encarado de uma forma especial pelos adeptos e grupos organizados?
Vai ser um pouco mais especial porque há mais gente mobilizada de parte a parte. Vai haver um ambiente mais profícuo a que as rivalidades sejam exacerbadas. É um jogo que ninguém quer perder, e para muitos adeptos pode valer uma época. O grupo fica mais unido, e há mais gente a puxar, o que só por si cria uma dinâmica completamente diferente. Um jogador que se empenhe neste jogo e sinta o apoio que lhe é transmitido pelo grupo e a importância da rivalidade, pode conquistar a massa adepta por completo. Depois, estes jogos têm sempre repercussões no futuro, quer no jogo da segunda volta, quer em jogos de épocas vindouras.

Que diferença existe numa deslocação ao estádio José Arcanjo em relação a outro qualquer estádio nacional? Com que tipo de sentimento é encarada?
Primeiro, por ser relativamente perto (dista apenas cerca de 20km da actual casa do Portimonense), é um jogo onde um maior número de elementos do grupo pode comparecer para apoiar a equipa. Segundo, quer em termos de tempo de viagem (que requer menos horas de disponibilidade), quer em termos de custos, é uma deslocação mais acessível.
Neste jogo ambos os grupos têm maior vontade de provar a sua força, de mostrar que a cidade e o clube que apoiam são os melhores da região. É um derby! Quem não estiver bem neste jogo habilita-se a ter que levar com as bocas durante um bom período de tempo.

Perspectivas uma grande mobilização de adeptos do clube a Olhão?
Considero o Bianconero, um grupo bastante homogéneo, equilibrado e regular. Espero que a nossa prestação em termos numéricos supere todas as deslocações que fazemos regularmente desde a fundação. Por que o preço dos bilhetes para o nosso topo é o mais baixo, esperamos que muitos adeptos que normalmente estão noutras zonas do estádio se juntem a nós, como é normal nos derbies. Prevê-se que cerca de 2000 portimonenses possam estar no Zé Arcanjo. Em termos de grupo, esperemos que perto de 90% dos membros estejam presentes, o que daria um número a rondar os 100.

Em breves palavras que outros aspectos relevantes consideras dever ser realçados e na pele de adeptos do Portimonense consideras importante deixar alguma mensagem aos adeptos do teu clube (quais)?
Espero que se mobilizem, que se desloquem em qualquer meio de transporte, e apoiem ruidosamente, para que um jogo fora se transforme quase num jogo em casa.

Conta-nos em breves palavras um momento que te tenha marcado nos derbies Olhanense Portimonense.
O jogo que mais me marcou foi uma vitória do Portimonense em Olhão por 4-1. Um jogador que poucos mais jogos fez pelo Portimonense, e que tinha entrado aos 38 minutos, já com o Portimonense a perder, um nigeriano chamado Pascal, resolveu fazer o jogo da vida dele. Depois de estar a perder por 1-0 na primeira parte o Portimonense deu a volta e ainda conseguiu golear. Destaco ainda o facto do Djalmir (ódio de estimação dos portimonenses por marcar quase sempre contra nós) ter ficado, nesse jogo, em branco.

Sem comentários: