10 setembro 2010

Antevisão: Académica x Naval


Foto: arquivo

Estamos às portas do derby de Coimbra, e o Claques Portugal decidiu aprofundar conhecimentos sobre o mesmo. No próximo domingo, a Naval defrontará a Académica em Coimbra pelas 20h15, e este jogo sim, promete agitar o futebol da zona centro do país.

O derby mexe com o publico dos dois clubes à gerações, e embora as assistências destes dois clubes tenham vindo a cair nas ultimas épocas, este jogo promete ser diferente. Saliente-se ainda o destaque que a Mancha Negra tem no movimento Ultra Nacional, sem deixar de lado o Colectivo Maravilhas, que embora com uma postura diferente e menosprezada por muita gente, tem garantido presença de adeptos e apoio em todos os jogos da Naval.

Para obter uma perspectiva mais precisa a verdadeira mística que envolve este jogo, contactámos um membro de cada uma das claques de ambos os clubes, obtendo apenas resposta da parte do Colectivo Maravilhas, que passamos a transcrever em seguida:

Desde que me conheço, ainda não existiam "organizações legais de adeptos", que sempre me lembro que um Naval - Académica, fosse a sério ou a "feijões" era sempre motivo de jogo para ganhar. Como é lógico este vai ser especial porque a rivalidade já vem de há muitos anos, e vai ser mais um "Clássico" para a Naval ganhar.

As expectativas são acima de tudo um jogo bem disputado e que ganhe o melhor, ou seja, a Naval, até porque em 5 presenças na Liga principal de futebol só por uma vez a Académica ficou à nossa frente na classificação, e nesse ano foi treinada por Domingos Paciência.

A nossa Claque, como todos sabem, tem uma forma peculiar de apoiar os seus atletas e por isso este jogo não vai fugir à regra. A Mancha Negra que nos desculpe, mas como nós não há igual no panorama das claques portuguesas.

O jogo vai ser disputado em Coimbra e como tal, temos de nos sujeitar a estes tempos de crise, e mais importante, à falta do verdadeiro apoio da Cidade da Figueira ao seu Clube mais significativo em termos de Média.
É triste vermos os jogos no Bento Pessoa (Estádio onde a Naval joga) e termos sempre os mesmos 300 adeptos a apoiar o Clube da casa, mas é por isso que nós nunca desistimos, sejamos 300 ou 30.

Entretanto, o Colectivo Maravilhas já tem a deslocação rumo a Coimbra marcada para as 18 horas e que custará 7,5€ para sócios da claque e 10€ para não sócios.

3 comentários:

visão_geral disse...

É pena que não venha a squadra, e muita gente da figueira que tem sempre um especial nervoso quando se fala de algo relacionado a Coimbra ou se diz que é de Coimbra.
Sei que não vem agora, mas se há jogo que não faltam é quando vamos ai por isso até a segunda volta.
Espero que continuemos a ganhar, é que se esqueceram de referir quem costuma ganhar cá e em coimbra-b é Académica.

druyda disse...

Se isto e um derby, eu provavelmente serei o Pai Natal!

Eu pergunto, Académica tem derby com quem? Obvio, com os "gajos de GMR"!

visão_geral disse...

Isso é para ti, para mim prefiro ganhar a naval, sou sincero se a equipa que não gosto e cidade que não gosto é da naval e a figueira, sei que em termos económicos, sociais e tudo o resto as duas cidades vão crescer se unirem-se mais, mas agora em termos de equipa que percam sempre que vierem cá e nós lá. É só pena não vir muito mais gente da figueira é sempre mais animado e dá outro gosto, como a uns anos atrás em sofreram umas horas para sair, mas vieram em bom número.
E prefiro muito mais ganhar a naval do que ao guimarães.