29 agosto 2010

Itália: Protesto contra o cartão do adepto


Segundo o espaço "Ultra, um modo de vida", está previsto um protesto este fim-de-semana, em Itália, contra o cartão do adepto.

De salientar que já esta quarta-feira, cerca de 100 apoiantes do Atalanta pertencentes aos seus grupos organizados, marcaram presença numa das aparições de Roberto Maroni a publico a fim de protestar contra a imposição do cartão do adepto. Depois de utilizarem petardos na sua acção, estes elementos envolveram-se em confrontos com a polícia, acabando por serem detidas cinco pessoas.

O cartão do adepto foi criado para recolher informações confidenciais dos seus portadores, sendo que apenas os aderentes a este cartão poderão entrar nos estádios para assistir a jogos das competições italianas.

Refira-se que esta medida é em tudo idêntica à imposta pela lei 16/2004 em Portugal, embora por cá só seja aplicável aos grupos organizados de adeptos.

Roberto Maroni foi o "inventor" desta medida em terras italianas, que põe em questão o direito à privacidade de cada cidadão, sendo de contestar a sua constitucionalidade tanto perante as leis europeias como italianas.

2 comentários:

Anónimo disse...

Camarada poderão ser protestos em cada cidade ou então em algum local especifico, mas deve ser em cada cidade. Não há certezas...
Informaram-me dessa forma.
Cumprimentos.

Claques Portugal disse...

Obrigado pelo esclarecimento!

Cumprimentos