03 agosto 2010

Alta segurança na Supertaça

Forte contingente policial para o escaldante Benfica-F. C. Porto, de sábado, da Supertaça, que abre o calendário desportivo. Entre efectivos da PSP e stewards, são 650 os elementos destacados para a partida agendada para o Estádio Municipal de Aveiro.

Num desafio de alto-risco, a segurança é uma das principais preocupações de todos os agentes inerentes ao espectáculo, com a Polícia de Segurança Pública (PSP) de Aveiro a assumir o comando das operações, em sintonia com as suas divisões de Lisboa e Porto. A PSP elaborou, assim, um cuidadoso plano de segurança, mobilizando 350 efectivos e 300 assistentes dos recintos desportivos (stewards).

A vigilância às principais claques dos clubes, nomeadamente, Super Dragões e Colectivo95, do F. C. Porto, e No Name Boys e Diabos Vermelhos, do Benfica, é também um dado adquirido, com o acompanhamento de “spotters”, agentes especializados em lidar com grupos organizados. Haverá também um reforço policial nas auto-estradas, a cargo da Guarda Nacional Republicana, assim como mais agentes de segurança nas áreas de serviço, de modo a prevenir a ocorrência de actos ilícitos, tão comuns nestas zonas em dias de jogos grandes.

Os autocarros de Benfica e F. C. Porto também serão policiados por batedores, com as águias a merecerem mais atenção, uma vez que está previsto que cheguem a Aveiro na véspera do jogo, podendo ainda realizar um treino à tarde no palco da partida. A comitiva encarnada ficará, depois, alojada num hotel do centro da cidade, onde também será alvo de vigilância apertada.

Para evitar aglomerados, Rui Matos, comissário da PSP de Aveiro, recomenda aos adeptos que cheguem cedo ao estádio e utilizem os transportes públicos. “As portas serão abertas às 18 horas. No interior, não serão permitidas garrafas nem vuvuzelas”, fez notar o responsável.


in Record

Sem comentários: