12 agosto 2010

1ª Parte: On Tour Minho / Algarve e vice-versa

Por coincidência de calendário, a primeira jornada da Liga Zon Sagres ditou duas das maiores deslocações de adeptos, em distância, em território continental.

Numa pequena reportagem, o Claques Portugal, tentará retratar as dificuldades que os adeptos do Guimarães e Portimonense enfrentarão para marcar presença em apoio às suas equipas.

O Vitória de Guimarães irá até Olhão onde defrontará o Olhanense e o Portimonense viajará até Braga onde irá inaugurar a primeira jornada da liga com o clube local.


De Portimão a Braga

Os Bianconero vão-se deslocar a Braga para assistir ao jogo?

- A nossa presença encontra-se certamente assegurada. Resta, agora, acertar os últimos pormenores.

Que presença esperam, tanto vossa como de adeptos do Portimonense?

- A nossa presença, enquanto grupo, irá ser marcada por cerca de 30 elementos. No total, penso que estarão cerca de 70/80 portimonenses nas bancadas.

Quais as dificuldades de enfrentar mais de 600 km’s de viagem com uma previsão de mais de 7 horas em carro/carrinha/camioneta?

- Essencialmente, muito calor, pois estamos no pico do verão. Depois as despesas que vamos ter em alimentação, porque, ao todo, vamos passar quase 24 horas fora de casa. No entanto, as transfertas acabam por ser encaradas como um reforço do espírito de união do grupo, pelo que a viagem se faz bem.

Quais os contras deste jogo, por se realizar a uma sexta-feira, e com que olhos vêem esse facto?

- A realização deste jogo, a nossa deslocação mais longa da época, a uma sexta-feira é equivalente a passar a sentença de morte à presença do adepto comum. São muitos os elementos do grupo e adeptos que não se vão poder deslocar a Braga pelo facto do jogo se realizar neste dia. E é triste que após 20 anos de ausência, o nosso regresso à 1ª liga seja assim.
Este jogo acaba por não nos ser favorável nem no plano desportivo, nem no plano do apoio à equipa.
Se a situação do Braga foi acautelada por ir disputar a pré-eliminatória da Champions na quarta-feira seguinte, o Portimonense saiu claramente prejudicado. Existem, pelo menos, três jogadores que apenas se vão juntar ao grupo de trabalho na quinta-feira à noite, por terem estado ao serviço das selecções, estando entre eles o jogador que mais se destacou na nossa pré-época.
De qualquer forma, é perfeitamente possível trazer pontos de Braga.


De Guimarães a Olhão

Os Insane vão marcar presença no jogo em Olhão?

- Estamos a ver as possibilidades de realizar a deslocação, mas percorrer 1200 km num dia em que a maioria trabalha (e no dia seguinte também), é extremamente complicado. Certamente que não pensaram nos adeptos quando determinaram a data do jogo.

Que presença esperam, tanto vossa como de membros dos outros grupos e adeptos do Vitória?

- Espero uma presença pequena em que a maioria que assistir ao jogo, provavelmente é por estar de férias na região algarvia. Sei que os WA vão deslocar-se a Olhão de avião e a Associação Amigos do Vitória fará a deslocação de autocarro.

Quais as dificuldades de enfrentar mais de 600 km’s de viagem com uma previsão de mais de 7 horas em carro/carrinha/camioneta?

- As principais dificuldades são os custos e conseguir desmarcar os compromissos profissionais de segunda-feira e terça-feira, pois de outra forma nem pensar na deslocação podemos.

Quais os contras deste jogo se realizar a uma Segunda-feira e com que olhos vêem esse facto?

- O maior contra é a possibilidade de não poder acompanhar a nossa equipa! Os adeptos em comparação com outros interesses, pouco ou nada significam. Cada vez mais estamos a ser transformados em acessórios.

Para terminar, que mais gostarias de acrescentar?

- Fica só a observação que na nossa segunda jornada voltaram a marcar o jogo numa segunda-feira. Quando é que isto pára?!

1 comentário:

ElHefe disse...

É ridículo isto, mas é o estado do futebol...

Porque ao metem Benfica e o Porto a jogar à Sexta e Segunda? Eles têm adeptos mesmo a uma quarta-feira de manhã.

Agora as maiores deslocações são marcadas para 2ª e 6ª para interesse da $portTV...

Rídículo!!!

Ultras SS
Mentalidade Ultra contra o futebol moderno