"O fantasma de Sá Pinto
Paradoxalmente, será depois da saída de Sá Pinto do cargo de diretor do departamento de futebol profissional que iremos todos perceber bem qual a função que lhe estava reservada: apaziguar (algum)as claques.
Em termos internos, como se comprovará com o facto de o antigo capitão não ser substituído, nada de relevante lhe estava confiado, além da magistratura de influência que, repete-se tinha como alvo primordial os sectores radicais que estiveram na origem do afastamento de Paulo Bento.
Com os acontecimentos da madrugada de quinta-feira, José Eduardo Bettencourt vai perceber por que foi um erro tentar comprar a paz com as claques integrando um dos seus ícones no sistema. Sá Pinto, inevitavelmente, viu-se na obrigação de abdicar, apenas dois meses depois de ter tomado posse na estrutura do futebol leonino. As divergências com Liedson vinham dos tempos em que ambos disputavam o protagonismo no relvado - então o braço de ferro também foi ganho pelo Levezinho, mais novo - e funcionaram como uma panela de pressão sem válvula.
Ao primeiro foco de discórdia, a panela explodiu e as consequências poderão ser desastrosas. Por muito que o presidente tente minimizar os efeitos diretos na equipa - é provável que Liedson sofra apenas uma sanção pecuniária, podendo jogar em Braga na próxima e importantíssima jornada da Liga -, a verdade é que o fantasma de Sá Pinto irá perdurar. As claques que o apoiaram desde sempre não deixarão de lançar a sua ira sobre o mais importante jogador do plantel à primeira oportunidade. Ou seja, não será a brandura do castigo imposto pela direção que fará prolongar o estado de graça de Liedson em Alvalade.
Para Sá Pinto, que conseguiu regenerar-se de uma triste agressão ao então selecionador Artur Jorge, o futuro também se apresenta sombrio. Dificilmente terá outra oportunidade para se impor como dirigente respeitado.
Por ambos os motivos, o Sporting sai como grande perdedor. Logo numa altura em que acabara de conseguir o sexto triunfo consecutivo e havia sinais de que a depressão estava a desanuviar..."
in Record
Será caso para perguntar o que terá o c. a ver com as calças...
Sem comentários:
Enviar um comentário