01 dezembro 2009

Notas finais: Sporting CP 0 – 0 SL Benfica


O ambiente envolvente ao estádio foi hostil, coisa natural em dia de derby, seja ele onde for, mas não posso deixar de acrescentar mais uma nota relativa a isso. Tanta segurança, tanta cobertura mediática sobre os homens que controlam as operações de segurança e chega-se ao fim com histórias repetidas todos os anos. Parece que as forças de segurança são apenas mais um sector apanhado nas malhas do futebol moderno e que pretende ganhar fama à custa disso… O resto? O resto passou na tv ou fica para quem lá esteve, derby é mesmo assim e nunca mudará.

Passando às bancadas do estádio, o aspecto bonito que gostamos sempre de falar, o espaço que faz o futebol mexer, aquele espaço que gostamos sempre de ver lotado tal como aconteceu nesta noite. A noite estava fria, mas nas bancadas toda a gente fervia, muita intensidade, não são só os “Ultras” que vibram nestes jogos, todos os adeptos que se apresentam nas bancadas vibram com eles.

Bonito de se ver, não posso deixar um lamento mesmo assim, tal como um entre muitos dos que se referiram a este derby, e peço desculpas por não me lembrar de quem foi, tal como ele gostava que fosse possível ter bancadas mais equilibradas, menos entraves colocados a todos os que gostam de assistir a um jogo de futebol, que fosse possível, tal como antigamente temos por vezes os estádios com 2/3 de adeptos da equipa da casa e 1/3 da equipa visitante, mas cada vez o futebol está menos apelativo dentro das 4 linhas e cada vez mais é preferível ficar em casa por simples comodismo ou por simples impossibilidade que os preços exagerados que cada coisa tem na sociedade de consumo actual. Com esta pequena crítica não falo apenas em preços de bilhetes, falo em todo o monopólio que se criou nos estádios e poderia mesmo alargar além-jogo este comentário, mas o que nos faz falar é o adepto.

Na “guerra de cânticos”, realce para a vontade demonstrada pelas claques da casa, pode-se dizer que o Sporting foi levado ao colo pelos seus adeptos, muito positivo o apoio dos Ultras da casa, sectores muito bem compostos, os tifos inicias a que todo o grande derby já nos habituou, até a Juve Leo abriu o jogo de uma forma que já à muito não se via no seu sector.

Referência especial também para o sector visitante, as tochas e fumos a que já nos habituaram. A nível de apoio, melhor na primeira parte, mas não com o fulgor de outros anos.

Já agora, lembram-se de uma crítica que fiz do V. Guimarães x SC Braga desta época? Pois, também se poderia incluir neste comentário, mas a referência já ficou feita…

Fotos: Ultra Fotos

10 comentários:

Pluribus Unum disse...

Boa cronica admin , mas não referiste uma coisa que acho ser muito importante pela negativa, a Juve Leo no Inicio começou a Juve Leo antiga, mas enfim passado uns minutos voltou a tristeza que ser assiste, essa tristeza chama-se megafone que continua a fazer com que o estádio tenha que levar com ele o jogo todo ano só a Juve como os DUXXI, mas mais a Juve, eu sou do Benfica mas tenho amigos que vão aos jogos de Alvalade que são do Sporting e dizem o mesmo que eu. Cantem com a vossa voz. As claques do Benfica são o maior exemplo disso mesmo sem megafone conseguem fazer puxar os seus cântico de forma fantástica e cada vez mais reconhecida pelos os outros clubes, claro que os megafones são importantes, mas quando se trata de exagero torna-se prejudicial para a curva quando me vem a dizer " Em Italia eles também usam esse sistema de som " , Sim mas em Itália alem de ser 5 vezes mais os membros que a Juve os megafones puxam o cântico e não cantam por ela. Pensem nisso, não digo isto por ser de um grupo/claque Benfiquista, porque sou,mas sim digo isto por ser um adepto e um amante do futebol e de Curvas bem preenchidas e vibrantes no seu apoio.
Foi pena o resultado em campo :/ Mas Sporting-Benfica ou Benfica-Sporting é sempre um momento especial , único o Porto por mais que tente nunca ira conseguir um espectáculo como os 2 clubes da 2ª circular :)

SEMPRE PRESENNTES

GATE 13 disse...

bem verdade..

mas não são os únicos desesperados a puxar pelas colunas lol


aqueles dos SD tb tem umas colunas muito bonitas :D

mas cada 1 fazer o que pode ne por isso deixa-os brincar aos hooligans com as colunas, se calhar ate estão a treinar para os ídolos nunca se sabe lol


SEM MICROFONE E SEM TAMBOR SÓ HÁ CANTAR PELO NOSSO AMOR!!!!!!!

A NOS CHEGA A NOSSA VOS PARA VOS DAR FESTIVAL E QUANDO VOCÊS NEM COM MICROS VÃO LA sorry ia ups..

ULTRAS SD disse...

olha lava a bocanha antes de falar dos SD...até porque nos causamos espetaculo em qualquer jogo nao só nos jogos grandes, ninguem consegue bater as nossas excelentes curiografias...nós usamos sistemas de som sabes porque???porque somos em grande numero como em Italia...somos a maior claque PORTUguesa e voces JL, DUXXI, NN, DIABOS não nos conseguem alcansar...


SD sempre SUPERiores

Pluribus Unum disse...

loool ya são os novos Idolos.

FlashGordo disse...

Aquilo não eram megafones, aquilo era o microfone ligado ao sistema de som de TODO o estádio....é rídiculo estar no 2º piso do sector visitante e estar a apanhar durante todo o jogo com aquilo.

Deve ser uma das benesses se terem vendido......

e ainda admiram-se de já não se respeitar a JL....

Terrace disse...

Vocês matam a lingua portuguesa.

jorge nunes disse...

Falam todos muito bem, mas está tudo muito mal!!
NN conforme já é tradição atacam todo tipo de adeptos, quase sempre em grande superioridade numerica.
SD estavam no bom caminho, este ano é a desgraça, agressões e roubos, no Algarve, Madeira etc.
Juve Leo ( alguns membros ), no ultimo derby, agressões a adeptos não membros de claques do Benfica, em situações de autentica cobardia.
Inclusive adeptos do Sporting a serem agredidos por outros adeptos do Sporting, aqui membros do Directivo e Juve, apenas por estarem a tentar ajudar adeptos do Benfica indefesos.
Sejam homens deixem de uma vez por todas de incomodar adeptos normais, todos aqueles que se consideram ultras.
Esta "guerra" é entre claques deixem os inocentes de fora, ninguem deve pactuar com esta situação.
Quem quizer andar á mocada tem muitos descampados para o fazer, basta combinarem 50 para 50 ou 100 para 100, filmado, sem recurso a armas, nesse caso já podem fazer um ranking dos grupos mais "fortes", sem não têm coragem para isso, então dediquem-se apenas a apoiar os vossos clubes e lutem contra os cobardes.
Aquele gajo do Directivo que roubou um caxecol a um puto do Benfica e agrediu um adepto do Sporting que tentou acalmar a cena, devia ir preso.
No meu tempo eram 10 a tentar atacar 20, hoje são 20 a tentar atacar 3.
O pessoal hoje em dia tem todo uma pose do caralho, todos estilosos e muito cagões, mas não chegam aos calcanhares do pessoal da velha guarda, aí sim era HardCore, mas com menos cobradia e mais honra.
A policia é uma tristeza, tanta organização, tantos meios, tanto planeamento, mas no fim as coisas deixam balanço negativo.
A preseça de escesso de corpo de intervençaõ e respectivos meios, as medidas de segurança adoptadas e como são postas em prática, transformam as imediaçoes dos estádios, algo de muito contrangedor e até atemorizador para os adeptos normais, estão a tratar toda a gente como se de adepros violentos se tratassem e tal não é verdade, as pessoas são pacificas, só se houve o seguinte comentário " já não vinha á muito á bola, tão depressa não volto".
A forma como se processou a entrada dos adeptos no topo norte quer do benfica quer do sporting, eram o ambiente perfeito, para numa situação de panico haver o pior dos cenarios, o esmagamento.
Acho que a policia deve andar espalhada por todos os locais, mas não concentrem "exercitos" com homens, caes, carros ,carrinhas e armamento, corpo de intervenção, na sua maioria mal educados, agressivos, não identificados e que apenas parecem desejar que algo transborde, para distribuir bastonada, onde fica a prevenção e a sensibilização.
Cada vez que a policia faz uma investida o pessoal das claques consegue escapar-se quem fica pelo chão são putos, velhos e crianças.
Não brinquemos ao holliganismo que a brincadeira pode sair muito cara.

Juve Honra

GATE 13 disse...

"olha lava a bocanha antes de falar dos SD...até porque nos causamos espetaculo em qualquer jogo nao só nos jogos grandes, ninguem consegue bater as nossas excelentes curiografias...nós usamos sistemas de som sabes porque???porque somos em grande numero como em Italia...somos a maior claque PORTUguesa e voces JL, DUXXI, NN, DIABOS não nos conseguem alcansar...


SD sempre SUPERiores"


coreografias?? toda a gente sabe que são o colectivo que tem as ideias e faz praticamente tudo!!

somos em grande numero como em italia??somos a maior claque portuguesa?? lol lol e para rir essa??

e só veres fotos la só vês mulheres e xavalos!! qualquer uma e grande assim!! agora vê se os NN ou os DV tem crianças ou velhas la metidas?? não pois não?

e outra coisa tu referencias em ITÁLIA para as curvas? a ITÁLIA agora aquilo esta uma merda, mas esquece não percebes nada esquece..uns únicos que se safam são a CURVA SUD e mesmo esses tem dias lol

as GRANDES claques não precisam de nada para apoiar só a vos + nada entendes?


SPORTING HORTO?
http://www.youtube.com/watch?v=7f5gMT_lrt4

O VERDADEIRO!!
http://www.youtube.com/watch?v=u0rMe2Vyb9E

sentes a diferença? não são preciso micros para nada!! so mesmo para os FRACOS e preciso!!!


VÊ SE VÊS MICROS AQUI LOL

http://www.youtube.com/watch?v=t3KqUCwVDUQ

http://www.youtube.com/watch?v=c8WZG-eS9GI

depois se quiseres + provas eu arranjo :D

ULTRAS SD disse...

SÓ A VOS??TAS ERRADO...BANDEIRAS ESTANDARTES FAIXAS CORIOGRAFIAS ISTO TUDO DÁ ALTO COLORIDO AO ESTADIO...VOCES DIZEM QUE NÃO PERCISAM DE MATERIAL PORQUE TÊM POUQUISSIMO...ENQUANTO NÓS CUBRIMOS A CORVA DE MATERIAL...MICROS SÃO NECESSARIOS PARA A ORGANIZAÇÃO!!!SIM NÓS TEMOS ORGANIZAÇÃO...

AH E OUTRA COISA QUE CORIOGRAFIAS VEZ DOS COLECTIVO???3 POR ANO??? "MAS GRANDEOSAS POR SINAL" NOS FAZEMOS NA MAIOR PARTE DOS JOGOS UMAS MELHORES QUE OUTRAS MAS FAZEMOS...ENQUANTO VOCES O QUE FAZEM???FAZEM FUMO NAS BANCADAS E REBENTAM PETARDOS...
ISSO NAO É NADA



QM SD

Pluribus Unum disse...

ULTRAS SD , lol não deves mesmo sabe do que falas, os NN tem mais de 60 faixas mais de 50 bandeiras e panos perdes a conta , a diferença é que já não pode entrar nada dos NN em casa e fora pouca coisa entra, os NN tiveram que mudar ao fazer todo o seu material com o símbolo do Benfica e diz me la quantas bandeiras e quantos faixas tem os Super a dizer Porto ou com o símbolo? Achas que tem mais que os NN? Vocês tem um lider que ganha dinheiro à vossa custa.
São os vendidos eu que sou dos NN se quisesse ia ver um jogo com os Super porque o macaco da bilhetes como quem da feijão. Ainda me lembro quando houve um jogo que so podia entrar sócios do Porto, os Super tinham menos de metade.

E alem disso o Porto esta a travessar um grande momento o Benfica n e campeão desde 2004, e não vês os NN sempre com a equipa? Diz me la quando viste os NN a assobiar a equipa ou a ameaçar jogadores?.


Vocês que gostam de ser iguais aos Italianos, Nos Somos únicos.
Eu achava os Super uma boa claque antigamente agora são uma empresa a ordem de um administrador, Eu sou honesto no que digo e não digo só por ser o Porto, eu acho que quem tem mais mérito são as claques dos clubes mais pequenos que mesmo com a equipa a lutar pela permanecia ou a levar 5-0 de um dos 3 grandes continua fiel a sua equipa, esses sim são adeptos. Quanto aos grupos de Alvalade já disse o que tinha a dizer.

As claques do Benfica também tem problemas os Diabos estão poucos os NN tem muitos mas uma grande parte só la vão para fumar umas gangas e não cantam e quando o Benfica perde n põem la os pés.
Mas mesmo assim o poder vocal dos NN não há nenhuma claque que o faça, e podem dizer o que quiserem porque nos todos juntos puxamos os nossos cânticos . vocês são comandados por alguém.

BENFICA 1904