30 agosto 2009

O Nosso Provedor

Provedor do Adepto! Já dizia Fernando Pessa “e esta hein?”.
Não posso esconder a minha satisfação por um lado, e a minha apreensão por outro. Gostei de receber na newsletter da Liga esta agradável surpresa mas a verdade é que fiquei logo de pé atrás e a pensar, primeiro terei de testar a ver se não é mais uma treta à moda dos provedores da TV.

Bem, para já vou só adiantar que o Provedor é José Silvério, formado em Psicologia de Desporto eleito para a presente época, e podendo manter-se no máximo de 4 épocas consecutivas.

O objectivo do Provedor do Adepto é:
“a. Ser um interlocutor válido e reconhecido dos adeptos junto das várias entidades desportivas;
b. Divulgar, promover e sensibilizar para o cumprimento de todas as normas legais e regulamentares para erradicar quaisquer manifestações de violência, comportamentos racistas ou xenófobos ou qualquer outra forma de discriminação;
c. Divulgar, promover e sensibilizar para o respeito das regras de segurança nos espectáculos desportivos;
d. Encorajar os adeptos para formas positivas e construtivas de apoio às equipas, promovendo a criação de atmosferas amigáveis;
e. Contribuir para a divulgação do jogo enquanto espectáculo desportivo seguro, amistoso, respeitoso;
f. Incentivar o espírito ético e de fair-play desportivos;
g. Contribuir para a criação de um clima de boa vontade da relação entre os adeptos, e entre os adeptos e os demais intervenientes no fenómeno desportivo.”

Podem ainda ler mais uma serie de informações relevantes no “Manual do Provedor dos Adeptos de Futebol”.
Para já fica a informação, e a promessa de fazermos uma futura avaliação deste novo recurso que se encontra ao nosso dispor.

Sem comentários: