06 julho 2009

Urubuzada - Claque do Flamengo

Chegou-nos um email de um nosso leitor que nos lê no Brasil que é adepto do Flamengo e pertence a uma das claques organizadas desse clube, mais concretamente a Urubuzada.
Deixamos aqui o teor desse email e algumas imagens dessa claque, e desde já um obrigado ao Rafael.

"- URUBUZADA, Fundada em 01 de agosto de 2006. UBZ é o o nome da torcida em forma de abreviação.
- O Urubu é o mascote do Flamengo , a palavra Urubuzada é o coletivo de urubu, então surgiu a idéia, já que os nomes ''tradicionais '' de claques já estavam saturados. O nome URUBUZADA não poderia ser associado a outro clube, só ao Flamengo, tamanha a sua ligação com o mascote urubu.
- Segundo o estatuto da claque, seu regime é presidencialista, no qual são nomeados diretores para dividir e cumprir as funções na claque. Através de reuniões semanais, o destino da claque é traçado e as principais decisões são tomadas.
- Com a direção do clube, há muito pouca relação; com os atletas (principalmente dos esportes amadores) há uma relação um pouco mais direta e amistosa: com eles a relação é positiva, sendo que a maioria deles reconheçe o nosso esforço para acompanhar o clube, seja aonde for e em qualquer situação. Não há apoio por parte de ninguém.
- Em casa contamos com a presença entre 500 e 700 intefrantes; em jogos de grande importância, esse numero é ultrapassado. Já fora-de-casa, depende muito das circunstâncias, pois o Brasil é um país de dimensões continentais. Sendo assim, nas cidades mais próximas (como São Paulo e Minas Gerais, que ficam cerca de 7 horas, de ônibus), por exemplo, nos deslocamos com cerca de 200, 300 membros... e nas viagens para cidades mais longes, este número cai pela metade (sendo que, em muitas cidades que visitamos, há menbros da nossa claque que lá residem; assim, o apoio é maximizado).
- Todas as modalidades em que o Flamengo participa, estamos dando todo o nosso apoio, principalmente o BASQUETE, FUTSAL, REMO E VÔLEI, pois são esportes que fazem parte do Flamengo desde a sua fundação, em 1895."

1 comentário:

Unknown disse...

muito boa essa claque quando fui ao brasil tive oportunidade de conhece-la de perto