04 maio 2009

Salgueiros vencedor da Série A da II Divisão distrital da AF Porto


A subida ainda não está oficialmente confirmada, mas a festa já foi feita
ontem, depois da vitória na Serie 1 da segunda divisão da Associação de Futebol (AF) do Porto. Pedro Reis, treinador do renascido Salgueiros 08, confessa ao PÚBLICO que o apoio dos adeptos “foi uma surpresa”.
“Todos os anos têm subido 2, 3 ou 4 equipas.” Apesar de os adeptos terem feito a festa, na Senhora da Hora, em Matosinhos, o Salgueiros 08 ainda não está oficialmente na primeira divisão da AF Porto. “O regulamento diz que apenas o campeão tem a subida assegurada. Tudo depende do número de equipas da AF Porto que descem da terceira divisão para os distritais”, começa por explicar o treinador da equipa, Pedro Reis.
Antigo capitão do clube nos tempos áureos do Salgueiros, Pedro Reis assumiu a responsabilidade de se tornar o primeiro treinador do “novo” Salgueiros 08. E não se deu mal. O Salgueiros vai disputar a 17 e 24 de Maio a final do campeonato contra o Aliança da Gandra e o título de campeão da segunda divisão da AF Porto. O vencedor terá a subida de divisão garantida. O vencido terá que esperar pelo desfecho da terceira divisão nacional. Mas isso é apenas um mero formalismo: “Todos os anos têm subido 2, 3 ou 4 equipas”, recorda o técnico.
O jogo decisivo para o Salgueiros, esta época, aconteceu ontem.
Com dois pontos de avanço sobre o segundo classificado (Atlético de Rio Tinto), os salgueiristas precisavam de vencer, na última jornada, o SC Cruz. A jogar em casa emprestada (Complexo Desportivo da Senhora da Hora), o Salgueiros voltou a contar com uma ajuda importante: os adeptos. “Estavam umas quatro mil pessoas no estádio e muita gente ficou de fora.” Pedro Reis confessa que “não esperava tanto”. “Deve ter surpreendido mais os de fora, mas foi uma surpresa para todos”.
Orgulhoso pelo apoio recebido, Pedro Reis acrescenta que muitas “equipas da Liga gostavam de ter as médias de 2500 a 3000” espectadores que o Salgueiros teve este ano. E isso acabou por ser um tónico decisivo para o clube: “O apoio motivou o grupo, que se sentiu a jogar noutro nível. A envolvência não era de jogos do distrital.”
Com o triunfo por 3-1 frente ao SC Cruz, o Salgueiros venceu a sua série e garantiu a presença na final. Apesar de já ter “ganho no passado títulos no clube”, Pedro Reis diz que “como timoneiro é diferente” porque há “mais responsabilidade”. “É o primeiro ano deste clube e dá mais sabor”, acrescenta.
Apesar da alegria que sente pelo regresso do Salgueiros às tardes de festa, Pedro Reis deixa um desabafo: “A pergunta que me faço todos os dias é como é que um clube completamente viável como era o Salgueiros chegou a esta situação. Tinha pernas para andar como poucos clubes do futebol português.” A pergunta ficou sempre sem resposta, mas é “quase inevitável” que, num futuro próximo, outros clubes tenham que “recomeçar do zero” como o Salgueiros, porque “vivem acima das suas possibilidades”.
in: Público


Fotos: scsalgueiros08.blogspot.com

Sem comentários: