27 maio 2009

Final da Liga dos Campeões: Agressões, feridos e detidos apesar da patrulha de 10.000 polícias.

Cerca de 10.000 polícias estão a fazer em Roma a segurança à final da Liga dos Campeões de futebol entre Barcelona e Manchester United, mas já houve detenções, cenas de violência e o esfaqueamento de um inglês.
"Blaugranas" e "red devils" só se defrontam às 20:45 (19:45 em Lisboa), mas muitos milhares de adeptos já estão na capital italiana, onde o álcool tem potenciado quezílias: um adepto do Manchester foi ferido numa perna com arma branca e deve ficar internado 10 dias no hospital.
Dois outros ingleses embriagados, de 19 e 45 anos, foram detidos depois de agredir com murros e pontapés agentes da polícia chamados à Praça Campo di Fiori onde ambos incomodavam os clientes de um bar.
O jornal La Republica noticia hoje que um norte-americano de 23 anos ficou ferido terça-feira em Ostia, localidade costeira perto de Roma, alegadamente por ter sido confundido com um adepto do Manchester United: os quatro jovens italianos agressores puseram-se em fuga, mas foram detidos pela polícia pouco depois.
O chefe da polícia romana já tinha alertado para a possibilidade de problemas entre adeptos radicais ingleses e italianos, depois dos graves incidentes no Roma-Manchester United em Dezembro de 2007.
Para o "jogo do ano", as autoridades italianas, que há dois dias patrulham a capital transalpina ininterruptamente, contam com 70.000 adeptos, 50.000 dos quais a viajar em voos charter, sendo 30.000 ingleses e 20.000 espanhóis.
As polícias inglesa e espanhola destacaram uma quinzena de elementos - uns fardados e outros à paisana - para coordenar as operações de segurança juntamente com os colegas italianos.
A organização apelou ainda aos adeptos para irem para o estádio com a máxima antecedência, pois são esperados problemas com bilhetes falsos.


In LUSA

Sem comentários: