02 maio 2009

2# - Cultura: Queima das Fitas de Coimbra 2009

Com o 110º aniversário da Queima das Fitas, cumprem-se 110 dias de actividades em Coimbra. As actividades começaram em 10 de Março e prolongam-se até 27 de Junho tendo esta festividade o mesmo simbolismo para todos os estudantes que Itália tem para os Ultras.
A Queima das Fitas de Coimbra representa o expoente máximo da tradição e do espírito que são intrínsecos a esta cidade.
Envolvendo eventos tradicionais, actividades culturais, desportivas e de cariz solidário, este evento que marca a vida Coimbrã afirma-se como a maior festa académica de Portugal.
Para além da semana das Noites do Parque, em Maio, na qual o evento atinge o seu auge e têm lugar as actividades praxísticas (Cortejo dos Grelados, Baile de Gala das Faculdades, Garraiada, Venda da Pasta,...), realiza-se um abrangente programa de actividades de mérito, a nível nacional e internacional (torneios, regatas, colóquios, festivais,...).
Concretizamos um espírito absolutamente ímpar, marcado pela maior variedade de cenários: vive-se irreverência, requinte, originalidade, fantasia, e sobretudo, muita alegria – trata-se de um espírito muito próprio, ao qual ninguém conseguirá ficar indiferente.
Quanto à tradição, este ano é-nos possível senti-la com mais prazer ainda, pois
comemoramos o 110º aniversário da Queima das Fitas de Coimbra. Assim, desenvolvemos um vasto programa, constituído por 110 dias de actividades, de 10 de Março até 27 de Junho. Pretendemos deste modo que a Queima das Fitas de Coimbra seja vista e vivida em toda a sua dimensão, que tanto a distingue e a torna única no País.
Sempre com a presença transversal da secular tradição, prestando uma atenção inesgotável à Cultura, Desporto, Solidariedade e potenciando todos os campos de actividade em que incidimos, vamos fazer viver, na Queima das Fitas 2009, 110 anos de sonho e tradição!

in: 2009.queimadasfitas.org

1 comentário:

DUXXI NORTE disse...

Parabéns pelo trabalho, ja está no nosso blog o link.

DIRECTIVO NORTE, LA FAMIGLIA!

SEMPRE PRESENTES!