23 abril 2009

Grupo criminoso ligado aos Boixos Nois, claque do Barcelona.


A polícia espanhola prendeu parte de um grupo de motociclistas do grupo "Hell's Angels" - uma organização internacional - e associou alguns dos cabecilhas à principal claque do Barcelona, os "Boixos Nois". As detenções foram feitas em seis províncias espanholas e as ligações ao clube catalão são várias. Segundo as autoridades policiais, entre os objectos encontrados havia uma grande bandeira preta da claque, tacos de basebol com o emblema do Barcelona, roupa de Inverno com o símbolo do clube estampado e foguetes de grande alcance (para além de pistolas de vários calibres e coletes à prova de bala).
A ligação dos "Hell's Angels" à claque do Barcelona é amplificada pelo facto de entre os detidos se encontrar José Antonio Romero Ors, conhecido por Jaro (junção das iniciais do nome), que em 1991 foi processado e condenado pelo assassinato de um adepto do Espanhol, juntamente com mais quatro membros da claque "Boixos Nois". A soma das penas de prisão dos cinco envolvidos ascendeu a 20 anos e 10 meses, posteriormente agravadas pelo Supremo Tribunal para 27 anos. Ainda assim, o porta-voz da Guarda Civil fez questão de deixar claro que Jaro, apesar de continuar a ser considerado perigoso, não é um dos cabecilhas do grupo de "motoqueiros", acrescentando que os "Hell's Angels" são uma ramificação internacional da versão europeia dos "Hell's Angels" americanos. Ou seja, na óptica das autoridades espanholas entre os detidos há gente tão ou mais perigosa do que Jaro, alguns dos quais são acusados de financiarem o grupo de motociclistas com a venda de drogas pesadas (foi apreendido um quilo de cocaína).
Este é o segundo golpe desferido pelas autoridades espanholas nos "Hell's Angels". Em Dezembro de 2007 a polícia julgou ter desmembrado a organização ao prender oito alegados cabecilhas, que foram acusados de extorsão, roubo com violência, associação criminosa e tráfico de armas.
Os Boixos Nois, ultras do Barcelona, é uma claque conhecida de todos os ultras espalhados pelo mundo. A claque, não apoiada pela Direcção do clube, existe há 28 anos - foi fundada em 1981 -, não gosta do presidente Joan Laporta, a quem chama "mestre da demagogia" entre outras coisas nada simpáticas, e tem um sítio oficial onde dá conta das respectivas actividades. O texto mais recente explica a presença de alguns dos elementos dessa claque em Munique para apoiar o Barça frente ao Bayern, na Liga dos Campeões, explicando que os bilhetes para os interessados na deslocação ao Allianz Arena chegariam "por várias vias, a maior parte delas ilegais". Mesmo sabendo que o Barcelona não lhe dispensa bilhetes, os responsáveis da claque garantem que estarão em todos os jogos do Barcelona, mesmo que sejam finais, porque ninguém lhes consegue "calar a paixão, que para outros é negócio".

Fonte: O Jogo

Sem comentários: