28 fevereiro 2009

FIFA: Novas leis do futebol vão hoje a votação.

Quatro substituições em jogos com prolongamento, intervalos mais longos, foras-de-jogo válidos para lá das linhas de fundo e treinadores permanentemente de pé junto à linha lateral, são situações que a partir de hoje podem obrigar a alterar as leis do futebol. Mudanças que prometem animar a 123ª reunião do International Board, que se realiza em Newcastle (Irlanda do Norte).

Temas em votação:

- Número de substituições pode passar de três para quatro, sendo que a quarta só poderá ser efectuada no decorrer do prolongamento de jogos onde tal método de desempate seja necessário, para definir o vencedor de um jogo ou eliminatória.
- Intervalo poderá passar de 15 para 20 minutos, devido ao facto de haver estádios onde os balneários ficam longe do relvado.
- Rectificação na lei do fora-de-jogo. FIFA sugere que todos os jogadores defensores que saiam de campo sem autorização do árbitro sejam considerados como estando em jogo na linha de golo ou na linha de fundo.
- Liberdade para o treinador poder passar o jogo de pé, dentro da área técnica, em vez da situação actual, que obriga o treinador a voltar ao banco após ter dado as instruções.

Temas em discussão:

- Medidas tecnológicas que permitam determinar se a bola ultrapassou totalmente a linha de golo, como o chip na bola, sensor na baliza ou recurso a imagens televisionadas.
- Possibilidade de um jogador ser suspenso temporariamente no decorrer de um jogo.
- Relatório sobre as experiências já efectuadas com a introdução de mais dois árbitros (junto das balizas).

O International Board é composto por representantes das quatro associações britânicas (Inglaterra, Escócia, Gales e República da Irlanda) e mais quatro da FIFA. Cada qual tem direito a um voto (oito ao todo) e as alterações requerem 75% do total, ou seja, seis votos.

Sem comentários: