13 fevereiro 2009

Competições Europeias: Liga Europa

A nova Taça UEFA, que passará a chamar-se Liga Europa a partir da próxima época futebolística, vai assemelhar-se a um segundo escalão da Liga dos Campeões e pode até nem contar com nenhum representante português.
Portugal colocará quatro equipas na campanha de apuramento (vencedor da Taça mais o terceiro, quarto e quinto classificados no campeonato) e arrisca-se, no pior dos cenários, a ficar sem qualquer representante na nova Liga Europa.
Ao contrário do modelo ainda em vigor, que tem uma eliminatória antes da fase de grupos, a competição oficial da segunda prova europeia passará a arrancar oficialmente logo com a fase de grupos, para a qual estão apenas directamente apurados os eliminados das duas novas fases de apuramento da Liga dos Campeões (onde poderá estar também o vice-campeão português).
Além dos dez repescados do decisivo "play-off" da Liga dos Campeões, tem também entrada directa garantida na fase de grupos o clube que ostentar o título de campeão da prova, outra das novidades da Liga Europa.
Se o segundo classificado da Liga portuguesa conseguir superar a difícil nova campanha de apuramento da "Champions" e se os outros quatro emblemas nacionais falharem a corrida de qualificação da Liga Europa, Portugal pode mesmo ficar sem representantes na nova prova da UEFA.
A orgânica da nova Liga Europa será adaptada à competição principal da UEFA, passando a contar com 48 clubes, repartidos por 12 grupos, com quatro equipas cada.
Ao contrário do que sucede no modelo ainda em vigor (apenas um confronto entre os membros de cada agrupamento), os grupos passarão a ter duas voltas (casa e fora), apurando-se para a fase a eliminar os dois melhores de cada série, aos quais se juntarão, tal como sucede actualmente, os oito terceiros classificados da primeira fase da Liga dos Campeões.
No que respeita aos portugueses, o vencedor da Taça e o terceiro classificado são colocados nos "play-off", o último obstáculo antes da fase de grupos, enquanto o quarto do campeonato português começará na terceira pré-eliminatória. Finalmente, o quinto do presente campeonato iniciará a campanha na segunda pré-eliminatória.

Fonte: Lusa

1 comentário:

G.D.C.P. Cabrela disse...

Distrito de Évora...

Diante das previsões pra Domingo...e mesmo se tivesse a chover...muitas pessoas de Vendas Novas, vão rumar até Escoural, para APOIAR o Estrela FC...em mais um jogo...

Junta-te a Eles...
E vem ao Escoural, Domingo,
dia 13, apoiar o Estrela FC...

Força Estrela!!