21 fevereiro 2009

500 agentes no Sporting - Benfica

A PSP anunciou esta sexta-feira que o esquema de segurança para o dérbi entre o Sporting e o Benfica, a realizar este sábado no Estádio José Alvalade, vai contar com 500 agentes, num encontro em que são esperados 40 a 45 mil espectadores no recinto leonino.

O subintendente Costa Ramos, comandante da 3.ª Divisão da PSP de Lisboa, revelou que está previsto o destacamento de cerca de 100 agentes do corpo de intervenção, que deverão fazer uma 'caixa de segurança' destinada a acompanhar os cerca de 2.500 a 3.000 adeptos das claques do Benfica nos trajectos Estádio da Luz-Estádio de Alvalade-Estádio da Luz.

Este grupo de apoiantes encarmados deve sair do recinto benfiquista entre as 17 horas e as 17:15, devendo entrar em Alvalade entre as 18:30 e as 18:45. O regresso à Luz deverá iniciar-se cerca das 23 horas.

Em conferência de imprensa, Costa Ramos recordou que o confronto entre os dois rivais de Lisboa é 'de risco elevado' ao abrigo da legislação em vigor e que, entre os agentes disponibilizados, estarão várias valências da PSP, designadamente equipas de intervenção rápida, corpo de intervenção e divisão de investigação criminal. Isto sem esquecer que a zona do estádio será vigiada a partir do ar através de um helicóptero.

'Com este dispositivo, a principal missão da PSP é garantir a segurança das pessoas, quer no interior, quer no exterior e imediações do complexo desportivo, prevenindo quaisquer alterações da ordem pública, principalmente no que diz respeito a rivalidades entre claques e adeptos das equipas', afirmou o responsável policial.

Costa Ramos destacou ainda que, 'mais uma vez, a PSP está convicta de que todas as medidas foram tomadas para o evento não ser visto como um problema de segurança, mas sim como uma festa de convivência saudável entre todos os participantes'.

Quanto ao facto de as claques não legalizadas do Benfica poderem criar maiores dificuldades às acções de vigilância da PSP, o subintendente recusou essa possibilidade, lembrando que, se as mesmas estivessem legalizadas, 'o dispositivo de acompanhamento montado não seria alterado'. 'A PSP tem contacto com a maioria dos adeptos do Benfica há vários anos', frisou.

Refira-se ainda que as portas do Estádio José Alvalade abrem às 18 horas - o encontro tem início marcado para as 20 horas -, mas a PSP começará a montar o policiamento nas imediações do recinto a partir das 16 horas, advertindo também os automobilistas para o cumprimento das regras de estacionamento e aconselhando os adeptos a deslocarem-se para o jogo em transportes públicos.

In: Record

Sem comentários: