09 janeiro 2008

Entrevista Yellow Boys (Paços de Ferreira)


No seguimento das diversas entrevistas que o Claques Portugal tem vindo a efectuar coube desta vez aos Yellow Boys, claque afecta ao Paços de Ferreira, na voz do seu líder Miguel Ribeiro, responder a algumas perguntas por nós efectuadas.
Agradecemos desde já a disponibilidade dos YB, em particular do seu lider, para a referida entrevista que publicamos a seguir:

CP- Como e quando surgiu a ideia dos “Yellow Boys”?
YB- Os YB surgiram em 1996, aquando de um grupo de amigos, muitos jovens, decidiram se juntar para apoiar o F.C.Paços de Ferreira…
CP- Anteriormente, haviam já existido duas claques, entretanto extintas, a "Febre Amarela" e a "Yellow Mania". Tentaram seguir os passos destes dois grupos, ou desde inicio foi um projecto diferente?
YB- Não, as claques anteriores nada tinha a ver com o projecto YB, se bem que no inicio, em 1996, com muita juventude, só havia um único objectivo, o de apoiar o “Paços”… Só depois em 2001, e principalmente em 2006, os objectivos foram mais estruturados!

CP- Quantos elementos tinha a claque quando fundada?
YB- Em 1996, eram cerca de 30/40 jovens, depois em 2001 cresceu-se um pouco mais…

CP- E agora?
YB- Neste momento, os YB estão inscritos como Sócios do FCPF-Claque, somos 80, porque partimos do zero esta temporada… Mas nas duas últimas épocas num esquema diferente chegamos a ser 300 inscritos!

CP- Qual a média de idades?
YB- A média de idades encontra-se nos 23 anos!

CP- Como estão organizados os YB?
YB- Os YB nunca tiveram uma organização tão boa como neste momento!!! A organização é constítuida por um grupo/núcleo forte e um líder… se bem que todos sejam líderes!

CP- Recentemente apresentaram novo material, como bandeiras e estandartes. Acreditas que isso é um sinal de força por parte dos YB, e que no próximo ano veremos o sector YB com mais elementos?
YB- Hum… As bandeiras e estandartes novos, os cachecóis, os casacos, as tshirts e muito em breve os bonés apareceram no momento certo… A estabilidade dos YB está garantida neste momento, o futuro esse tentaremos com que seja bem melhor, a aposta principal passa pelo cativar de mais Ultras YB para a bancada da “curva” da Mata Real… mas não é fácil… Não queremos jovens obrigados, queremos adeptos que sintam o Paços como um clube!!!

CP- Vôces como claque sentem a dificuldade de arranjar elementos que sintam e defendam o clube da terra?
YB- Como respondi atrás, não é fácil, vivemos num concelho sem espírito ultra, se bem que desde o regresso em 2006 as coisas tenham melhorado significativamente! Mas pode ser bem melhor…

CP- Quanto a números de elementos presentes, em média, quantos estão em casa?
YB- Em casa, esta época a presença média é de 60 elementos, nas duas últimas épocas o número era de uma média de 120 elementos… mas estamos a recuperar aos poucos… e a crescer!

CP- E nas deslocações?
YB- Nas deslocações temos levado sempre um Bus fora de casa… O número ronda os 35 elementos por média…

CP- Qual a deslocação que vos ficou mais marcada?
YB- Desde o regresso em 2006 , a deslocação a Braga, porque foi a primeira em grande, com três bus e concluída com um triunfo; a deslocação ás Aves, que acabou por ser o momento mais marcante para a conquista da UEFA; e a deslocação a Aveiro, com a conquista do lugar nas competições europeias… entre outras!

CP- Conta-nos um pouco sobre a experiencia da viagem dos YB à Holanda para um jogo da Taça Uefa?
YB- Foi demais, foram só quatro os elementos YB presentes, com a sua faixa, três bandeiras, tshirts e cachecóis, mas foram bons! Fui um dos YB presentes… Será inesquecível, a viagem por Londres e Barcelona (dois a dois, já que não foram e regressaram todos ao mesmo tempo) até Amesterdão, a presença no treino antes do jogo, o caminhar pelas ruas holandesas, o estar na partida no nosso “cantinho” auri-verde… Nota para dois dos elementos que mostraram todo seu amor ao clube, dormindo uma noite inteira no aeroporto da Holanda! Eu e outro elemento acabamos por fazer também umas valentes horas em Londres! Bem, quem não gostaria de estar na nossa situação não? Todos os momentos foram… sem palavras!

CP- Foi a primeira deslocação fora de Portugal?
YB- A 1ª deslocação fora de Portugal, já que foi a 1ª vez que o Paços se deslocou fora do país, à Holanda, neste caso ao AZ Alkmaar.

CP- Essa viagem foi organizada juntamente com o clube?
YB- Não, totalmente à parte, já que os custos rondaram os 400 euros tudo incluído, e com o clube o valor era de cerca de 1000 euros tudo incluído.

CP- Têm alguns apoios por parte do Paços de Ferreira?
YB- O FCPF tem-nos ajudado em alguns pontos, se bem que puderiamos e deveríamos ter mais apoio… Temos apoio ao nível da quota suplementar de 3 euros nos jogos em casa que não pagamos, nos jogos foram que nos cedem bilhetes mais baratos e pontualmente um bus ou outro, na cedência de um espaço para colocarmos o nosso material, disponibiliza-nos um espaço na Loja do Castor para venda do material oficial YB e agora com a cedência do espaço do bar da nossa bancada.

CP- Como funcionam os bilhetes para os jogos? Como se adquirem?
YB- Em casa não temos bilhetes, ou melhor, neste momento temos cerca de 25 bilhetes pontuais, para tentar cativar mais Ultras… Na Mata Real é só necessário ter o cartão de sócio YB/FCPF com a quota do mês paga… Para os jogos fora, os YB organizam bus e bilhete de jogo tudo incluído, através de inscrições pelo telemóvel da claque e no bar da Mata Real.

CP- Segundo o Conselho Nacional do Desporto não são uma claque legalizada. Os YB vão legalizar-se?
YB- Esta questão é uma treta!!! Os YB são legais, somos todos sócios do FCPF, somos um grupo que gosta de apoiar o FCPF… e por isso mesmo estamos a pensar não nos legalizar-mos e sim tornarmo-nos Grupo de Sócios Oficiais Yellow Boys, isto após aprovação em Assembleia Geral do Futebol Clube de Paços de Ferreira… è uma vergonha esta situação da legalização das claques…

CP- Que pensam da questão da legalização das claques?
YB- É uma treta… repito! Tem lógica as autoridades saberem quem pertence ás claques, ter um documento identificativo, mas mais do que isso chega… claques como os YB querem apenas apoiar o seu clube, e no nosso caso o Paços!

CP- Quais as vossas maiores rivalidades?
YB- Brigata Azzuri, do SC.Freamunde, clube do nosso concelho e nosso eterno rival; Força Avense, do Desp. Aves, pelo facto de na última época ter sido o clube mais próximo de Paços, entre outras coisas…

CP- E amizades?
YB- Tirando como não podia deixar de ser as nossas rivalidades, temos amizades com todas as outras claques, sem destacar mais ou menos qualquer uma delas.

CP- O que acham do estado do movimento ultra em Portugal?
YB- Com esta questão da legalização da treta, houve lugar a um prejuízo enorme do movimento ultra. Mas uma coisa é certa, se querem destruir as claques, então o ambientes nas bancadas vai ser tipo cinema… Enfim!

CP- Qual o grupo ultra que mais admiram em Portugal e no estrangeiro?
YB- Não temos nenhum em especial, são vários, conforme as situações… Os ultras que se destacam no apoio ao seu clube são os que mais admiramos, por isso sempre que tal acontece…

CP- Achas que existe falta de mentalidade nas claques Portuguesas?
YB- Mentalidade existe… Existem diferenças entre claques grandes e pequenas… Nos YB temos ganho mentalidade, mas temos de ganhar ainda mais… para sermos maiores e melhores!

CP- Muitas vezes existe a ideia para quem está de fora, que as claques são um grupo de marginais que estragam o futebol. Como comentas estas opiniões?
YB- Marginais… como é possível… Nos YB existem jornalistas, patrões de empresas, estudantes, funcionários vários… por isso existem várias camadas sociais…

CP- O que esperam do Paços de Ferreira na BwinLiga?
YB- Esta época as coisas estão complicadas… mas continuamos a acreditar na manutenção! Os próximos jogos serão decisivos… A ver vamos o que vai acontecer, vamos apoiar a equipa até ao fim e acredito que vamos conseguir permanecer no escalão maior do futebol português!

CP- Recentemente protestaram com os jogadores e treinador do Paços de Ferreira. YB- Foi um protesto planeado, um protesto do grupo como um todo, ou foi algo expontâneo de alguns elementos?
Planeado não, não foi como um todo, foi sim expontâneo…

CP- O que vos levou ao protesto?
YB- Os maus resultados e prestações da equipa esta época, principalmente de alguns jogadores que não teem dignificado e honrado o Paços!

CP- Houve intervenção policial?
YB- A GNR esteve presente, acalmou os ânimos, não esteve bem em algumas situações, mas nós também não somos perfeitos! Foi muito a quente nessa noite de sexta… No sábado demos uma resposta a frio, e estivemos presentes no treino da equipa, incentivando e confrontado todos os elementos do plantel um a um, para darem mais pelo nosso Paços!

CP- Acreditam que podem ter uma palavra a dizer na vida do Paços? Os restantes sócios do Paços respeitam os YB?
YB- Já temos uma palavra a dizer… Já somos um grupo, pequeno, mas forte e regular… que está sempre presente! Os sócios do Paços já teem outra ideia em relação à claque, em relação ao passado as coisas deram um volta pela positiva! E podem melhorar ainda mais…

CP- O que acham do estado actual do futebol português?
YB- A piorar… Com bilhetes altos não chegamos a lado nenhum… Com estádios sem condições também não (a Mata Real é um exemplo, admitimos, não tem condições para receber o público…)…A qualidade de jogo não está ao seu melhor nível…Existem muitas polémicas de bastidores, ao nível de directores e dirigentes… Isso tudo junto prejudica em demasia o Futebol português!!!

CP- Ultima Mensagem!
YB- Que o ano 2008 seja mais uma etapa do crescimento e afirmação do Yellow Boys e do Paços!

PS: Um agradecimento especial ao Reporter Ultra, autor desta entrevista.

12 comentários:

Anónimo disse...

CP- Qual a média de idades?
YB- A média de idades encontra-se nos 23 anos!

o miguel, isso nem parece teu... fodasse os 23 ?! tas a fazer a média a 15 sócios?! e os outros 65?! têm média de 13?!

ahh e tal o clube arranja bilhetes fora, e autocarro para as deslocações, isso é que é vida, levam os 35 mas pagam cerca de 5€ para ir ao sul do país, viagem+bilhete... LOOL, levados ao colo e ainda se queixam que podiam ser mais ajudados...

DEUS DÁ NOZES A QUEM NÃO TEM DENTES!

Anónimo disse...

"nos jogos foram que nos cedem bilhetes mais baratos e pontualmente um bus ou outro" - e preciso saber ler dahhhhhhhhhhhh

Anónimo disse...

a média de idades é uma treta (se hoje são novos no futuro são velhos etc e tal!), o que importa é estar na "curva" a apoiar o Paços!

Anónimo disse...

"levados ao colo e ainda se queixam que podiam ser mais ajudados..." as claques querem sempre mais, mas existem limites é verdade!

Anónimo disse...

media d idades 23 looooooooooooooooooooooooool
de resto falou bm o homem...
sao poucos mas sao ultras e o k interessa e apoiao o club da terra como tods deviam fazr...abraç e continuem

Castores1950 disse...

a média de idades nao sera por aí... mas nao sao dos 16 anos que pintam. mas isso é importante? tipo qual é a diferença entre um puto com 17 anos que berra e salta e vai a todo lado e um de 23 que vai e faz o mesmo? eu tenho 21 e há muito povo mais velho que eu... pah mas isso é uma falsa questão. o que importa é a mentalidade do grupo. a nossa ainda não é a desejavel mas para lá caminha. e para isso precisamos dos putos. desde pequeno se torce o pepino...

agora o objectivo é cativar mais povo. mas sempre no intuito de tornar o apoio ao paços mais forte, nao de querer ser mais que outros grupos ou de querer mostrar mais numero...pah isso é show off. em braga estivemos mais de 200 e aquilo, apesar de ficar bem na fotografia, em termos de mentalidade foi pouco mais que zero... tanto que desses 200, hoje temos 30-40 gajos a ir aos jogos fora. mas com o tempo, esperamos, isto melhor.

parabens miguel. finalmente um discurso à ultra! lol

saudações aos verdadeiros ultras

Anónimo disse...

o mais importante ja foi conseguido...ja teem um bom grupo...

isso de serem muitos ou poucos,n tem nada a ver...e preferivel ter 40 ultras,do k 300 pseudo ultras...

a media d idades pode ate n tar nos 23 anos,mas n deve andar longe...pelo pessoal k la anda(tou a falar dos mais activos!!!)...

sobre os apoios,ate as clakes dos grandes os tiveram...e algumas kd os perderam foi o k se viu!!!


os yellow teem cada vez mais mentalidade,e isso e k e importante...sejam 10 30 ou mesmo 100...

abraço pos verdadeiros...

David
Geraçao96

Anónimo disse...

eu nao diria média de 23 anos mas de 20, por aí.
mas isso nao interessa o giga falou bem, e sao muitos os de 16/17 e mais alguns maiores de idade que trabalham para os yb e que apoiam e nao falham a nenhum jogo.
temos orgulho no que somos, sei que nos falta um pouco de mentalidade é verdade mas cada vez temos mais isso vai melhorando com o tempo.

quanto ao numero que somos nao temos culpa é dificil de cativar gente a vir ao futebol pois aqui em paços de ferreira há muitos portistas e SD's. mas eu prefiro sermos poucos mas que honram o clube e SÓ sao pacenses do que muitos e vao ver os jogos dos dois ou pertence a duas claques.
e neste momento é so verdadeiros pacenses com amor ao clube.

Ultra YB, PAÇOS DE FERREIRA SEMPRE

Anónimo disse...

bem isto td é uma treta...desde o lider k nao sabe o k dizer...ate aos elementos deste mesmo grupo k se diz uma claque!!!ta bem ta...estão na bwin liga mas quanto a claque meus amigos...parecem dos regionais...ate o figueiro dos AMADORES era capaz de ter melhor claque...mas continuem...como estão pa gente continuar a rir-se!!!

Anónimo disse...

anonimo das 12:54h:

Pensa primeiro no teu comentario! ve se es alguem pa poder falar de nos! deves ser um cachopito q anda para os lados de espanha de certeza!

A todos os que dizem mal de nos so vos digo:

IDE TODOS PO CARALHO!!!

PAÇOS DE FERREIRA SEMPRE
YELLOW BOYS ETERNAMENTE

ABRC AOS VERDADEIROS

Anónimo disse...

bem isto td é uma treta...desde o lider k nao sabe o k dizer...ate aos elementos deste mesmo grupo k se diz uma claque!!!ta bem ta...estão na bwin liga mas quanto a claque meus amigos...parecem dos regionais...ate o figueiro dos AMADORES era capaz de ter melhor claque...mas continuem...como estão pa gente continuar a rir-se!!!

12:54 PM

um grande llllllllllllllllooooooooooooooooollllllllllllllllll para ti menino...



David
Geraçao96

Anónimo disse...

ultraslobos10.blogspot.com