11 dezembro 2007

Taça de Portugal: Mancha Negra no Estádio da Luz


Com a devida vénia, deixamos aqui parte do texto publicado no site da ManchaNegra85 e que é demonstrativo do estado de desorientação total a que se chegou nos estádios de futebol por causa da famigerada legalização das claques:

"...Num dia sem outras transmissões televisivas e sabendo-se que os adeptos visitantes ainda teriam que cumprir cerca de 200 quilómetros após o jogo, é completamente absurdo agendar o início da partida para as 20h45 de um domingo. Se por acaso o jogo tivesse ido para prolongamento, a nossa chegada a Coimbra seria apenas pelas 02h30, com muita gente a ter que se levantar bem cedo no dia seguinte para ir trabalhar. Talvez também por essa razão, esta viagem não teve a aderência esperada e muitos preferiram ficar comodamente a assistir ao jogo em casa do que fazer um esforço em nome do grupo. Como sempre aconteceu, cada um tem a sua vida e ninguém é obrigado a ir mas, se todos pensarem que não vale a pena fazer o esforço, então ninguém vai e isto acaba. Felizmente está quase a chegar a viagem à Figueira, que é sempre uma grande oportunidade de todos dizerem presente e de mostrarmos a verdadeira força da Mancha Negra.
Á chegada à Luz, as já esperadas restrições relativamente ao material e às faixas e as inesperadas ordens para não deixar entrar cachecóis da Mancha Negra. Esta palhaçada, que não tem outro nome, acabou por ser amenizada com o recuo da organização do jogo, que num ápice voltou a autorizar os cachecóis e com o facto de já irmos preparados com faixas só da Académica. O ridículo é tal que as forças policiais diziam não autorizar a entrada das faixas e cachecóis da Mancha Negra mas nunca souberam dizer em que lei se baseavam para isso, remetendo sempre a justificação dessas imposições para a segurança privada do estádio da Luz. Toda esta prepotência está a afastar os adeptos do futebol e um dia os grupos que alinharam com o sistema vão perceber que venderam a alma por muito pouco porque à medida que as bancadas vão ficando cada vez mais vazias também os interesses que alimentam esses grupos se vão tornando menos apetecíveis. Mas a palhaçada não é só nos estádios pois basta imaginar o iluminado Laurentino Dias a alvorar-se em grande visionário do desporto, ao bom estilo do não menos iluminado Hermínio Loureiro, junto dos seus homólogos europeus por ocasião da presidência portuguesa da União Europeia. A intenção era passar a ideia de que neste Portugal moderno temos uma lei só para regulamentar os adeptos cheia de virtudes e que devia servir de exemplo para todos os estados-membros. Acontece que aquilo que temos para amostra, um futebol sem qualidade e umas assistências miseráveis, não interessa a ninguém e por isso esses senhores, produtos inacabados de juventudes partidárias, não têm qualquer qualificação ou moral para impor restrições à liberdade dos adeptos, que devia ser afinal igual à liberdade de todos os cidadãos."

Texto e foto: ManchaNegra85

21 comentários:

Anónimo disse...

Grande texto.è por esse texto a passar em jornais

Anónimo disse...

Deviam também por o outro texto que esta mais acima na pagina da mancha, pois claques não é só violencia também pode significar ajuda aqueles que mais precisão.
Para aqueles que diziam que eramos uns vendidos e que nos iamos legalizar e que por isso a nossa faixa entrava no nosso estadio, reparem que a faixa dos nn e dv tb entrou no nosso estadio, e a nossa não entrou no da luz tal como costumava acontecer a eles.
MN

Anónimo disse...

Venham à Figueira, mas não tragam o gordo desdentado pq se não vai ficar sem os poucos dentes que tem, porque vão lhos partir outra vez ahahah...

Pobres coimbrinhas levais sempre...

Anónimo disse...

Olha ja ha net na colonia?
Devias era chamar esse nome ao rapaz em frente dele, pode ser que quem fique desdentado sejas tu... mas como isso é so goela, como ja chegou ai a net, ja mandam bitaites por aqui...
Esperaí ai por nos oh pescador...
Sim nos quando vimos da colonia, é so negras, loooooooool!!!
és um triste


Ultras Briosa

Anónimo disse...

Vocês conseguem vanglorizar, por akilo que 15 putos com skates nas mãos fizeram a um gordo e desses 15 putos nenhum pretence a vossa claque, e msm assim só conseguiram partir 1 dente, deve ter sido por causa desse dente que deixou de comer e de beber, ou talvez não.Já que são tão corajosos porque que é que ai quando fomos ter com voces, ficaram na varanda a ver, porque é que nessa mesma época para sair do nosso estádio tiveram que sair por outra porta que não a 4a e depois iam dois a dois a passar junto do dolce de boca cala e sem mandar bitaites?Os herois estão no seu, não tentem ser aquilo que não são, se ninguém nos chatear nós também não chateamos ninguém.
MN

Anónimo disse...

Colonia ya... Dizem tanto mal mas tão sempre cá batidos, e o verão por estes lados já não é facil para voces... Porquê na falas das cenas que se passaram na discoteca pessidonio? em que os gordinhos da MN levaram forte e feio? Não convém dizer não é? Dar o braço a torçer é fudido rapazola.

Cá vos esperamos...

Anónimo disse...

...tá na hora da revolta das claques não?!!!

yb

Anónimo disse...

Coimbrinhas coimbrinhas..cuidadoo que eles andem aii..nao queiram recomeçar uma guerra que nao conseguem vencer, vocês podem ser mais em grupo, mas NOS andamos por coimbra e pela figueira sempre e apanhamos muitos dos vossos amiguinhos quando quisermos, nao se esqueçam.

Quanto à colonia, eu sei que sim, mas sempre ouvi dizer que era um luxo viver numa colonia, agora coimbra??!?..lolol..ta certo. Como ja foi dito, venham ca, sao sempre benvindos:)

É pena que este verão já quase nao se viram, andam escondidinhos tou a ver.

Anónimo disse...

Mas que espera é que voces podem fazer, mas tentem...Se são assim tão corajosos, agora não falhem...

Anónimo disse...

Mas olha la oh tortulho, qual é o teu problema agr? Olha rapaz cala a matraca e fica ai bem quietinho pk deves ser dos tais que diz e faz e dps fica fechado em casa...Nao metas as pessoas ao barulho!!!!

Anónimo disse...

Já que são tão maus, voces sabem onde nos encontrar, porque nao aparecem lá e fazem o que tão sempre a ameaçar.

Mandavam bocas que apareciam no nosso sitio de encontro durante um jogo na Figueira e nunca chegaram a cumprir, porque nao aparecem lá quando ca vierem?

Não há tomates, porque voces são só betolas com a mania que são parvos... So falam do que vos convem...

Se não fosse a bofia ficavam sem material da ultima vez que ca vieram, mas depois vem dizer que eram gajas que levavam o material... voces são comicos...

Porque nao falam da cena da discoteca pessidonio e das surras que levaram até em lloret del mar em espanha?

Os vossos tempos de sossego na Figueira ja acabaram, antes andavam todos contentes a cantar briosa nas ruas da Figueira e agora ninguem vos ouve, pq? o cu apertou nao é?

Anónimo disse...

loool!!! tens piada...

Anónimo disse...

Excelente texto! Um abra�o para os MN por n�o se vergarem tb a leis de merda!! NN sempre!!
Abra�o aos verdadeiros!!

Anónimo disse...

Estas discussoes metem-m nojo...Quem realmente actua qdo é preciso nunca vem pa net armar-se em mauzao..Vcs querem apoiar o clube ou dar uns soquetes a alguns..Poupem masé a voz pa dentro do estadio q aí é q s vêm os verdadeiros..Q raio interessa o q fiseram em lloret ou no pessidonio?? E tanto falo pos SV como pos MN..Deixem-se d criancisses..

MN Girl

Anónimo disse...

essa do pessidónio é BOA xD
aquilo se não fosse a malta de coimbra a ir para lá....É QUE NEM ABRIAM PORTAS LOOOOOL
eu conheço muito pessoal da figueria...e todos dizem o mesmo...que já nem vão ao psi LOL
FESTAS DE TECHNO NO PSI...esta ultima...SÓ PESSOAL DE COIMBRA xD eheheheh CALEM.SE PÁH...LOL eu curto o pessoal da fig...e muitos dos meus melhores amigos estão lá...e sei que a maioria do pessoal simpatiza com a BRIOSA...como nós aqui com a naval!!! só que vêm práqui PUTOS sempre a dizer merdas =S
e se voçes SV já forem crescidos não liguem a essas coisas =S

Anónimo disse...

Vem para aqui falar de merdas da noite.
Conheco pessoal de claques que na noite já andou à navalhada! Agora digam-me que merda tem isso a ver com as claques?
Se ainda tivessem andado à navalhada no estádio...

Anónimo disse...

Não nos vergamos porque é mentalidae ultra 85, o tempo passa, mas os valores ficam.
MN

Anónimo disse...

Parabéns Mancha..Continuem a vossa (nossa) luta sempre!

Um abraço de um Red Boy

Anónimo disse...

faixa dos NN?onde?
a faixa dos diabos diz "benfica 82" ora n é alusiva aos diabos logo pode entrar

Anónimo disse...

A faixa ou faixas dos NN referidas é no estadio de Coimbra...PUtas de leis, acho que nemeles sabem o que tao a fazer...quanto as bocas do pessoal da fig...nem ha resposta pa tristezas...

MN SEMPRE

Anónimo disse...

Eu ando e sempre andei no verao pela figueira e nunca me disseram nem fizeram nada cresçam e apareçam