26 dezembro 2007

Filipe Soares Franco em entrevista

O jornal desportivo Record publicou na edição de hoje uma entrevista ao presidente do Sporting Clube de Portugal, Filipe Soares Franco, que aborda os diferentes temas da actualidade leonina, entre os quais, a polémica com as claques do Sporting.
O Claques de Portugal retirou parte da entrevista em que se fala sobre as claques:
(...)
Record – Como analisa reacções como a da Juventude Leonina?
Filipe Soares Franco – Não admito por uma questão cultural, de padrões e princípios de vida. As claques que têm protocolos com o Sporting são ajudadas para apoiarem o Sporting. Não patrocinamos claques para irem vaiar jogadores...
R – Que tipo de ajudas dá o Sporting às claques?
FSF – Facilita-se bilhetes, têm retorno sobre os sócios que angariam, sede no clube e uma série de facilidades. Têm também um número de bilhetes quando há uma final da Taça e, quando vão com o clube ao estrangeiro, têm um determinado número de bilhetes salvaguardado.
R – Suspendeu esse apoio depois dos últimos incidentes?
FSF – Não. As claques têm multas conforme as atitudes que tomam.
R – Portanto, foram multadas?
FSF – É um regulamento que está a ser aplicado. Mas estou convencido que o problema não é propriamente das claques mas de alguns grupos de pressão que estão à margem e que, quando estas estão mais fracas, aproveitam-se delas para tomar um conjunto de atitudes que não são meritórias. E não são meritórias porque as pessoas não dão a cara.
R – Quer revelar algum rosto desses grupos de pressão?
FSF – Não.
R – Mas sabe quem são?
FSF – Claro que sim! Ou achamos que sabemos? Os grupos de pressão são como os bloguistas. Não aceito bem que pessoas escrevam com base no anonimato. Tenho total desprezo por quem escreve sob o anonimato. Não leio blogues, nem tenho tempo...
R – Devolver a camisola do capitão do Sporting é já uma situação limite?
FSF – O João Moutinho já respondeu a essa questão. São os jogadores que têm de reagir sobre o que lhes vai na alma. Não compete ao presidente do Sporting fazer muitos mais comentários depois do que o capitão do clube fez sobre essa matéria.
R – Mas é o próprio clube que está em causa?
FSF – O João Moutinho já disse tudo o que havia para dizer sobre essa matéria.
(...)
R – Liga esses grupos de pressão a elementos de oposição do Conselho Leonino?
FSF – Não tenho esse tipo de problema na vida, falo com toda a gente. Não houve nenhum elemento do Conselho Leonino que me tenha pedido um esclarecimento que não tenha dado, que não tenha tido toda a informação. Ninguém nesse órgão que possa repreender-me por ter faltado eticamente aos meus deveres e obrigações.

Entrevista na integra em Record.pt

Sem comentários: