22 dezembro 2007

Comunicado Bracara Legion


"A censura chegou a Braga no dia do jogo com o Red Star. Fomos alvo da censura por parte da PSP, nunca nos tinha acontecido mas há uma primeira vez para tudo e em Braga, foi nesse dia. A coreografia faz parte de todos os jogos e todos os momentos importantes estão marcados com os nossos tifos. Como de costume, elaboramos uma coreografia cujo tema era um boxista do SC de Braga a derrubar outro do Red Star por KO, juntamente com os símbolos do Braga e do Red Star e com duas frases “Braga wins Red Star KO” “Go to next round”. Por ser o segundo jogo com a mesma equipa e igualmente decisivo, decidimos fazer este tipo de tifo sem contudo, alguma vez ter passado pelas nossas cabeças, nem de longe nem de perto, qualquer ideia de violência.

Os factos:
Depois de quase de trinta horas de trabalho e devido ao pouco tempo que tivemos para fazer as pinturas, aguardamos até às 18h para que o tifo secasse devidamente ficasse sem imperfeições. Colocamo-lo no lugar como habitualmente fazemos e tudo estava a decorrer dentro da normalidade até que chegaram uns senhores, que não se identificaram e decidiram dizer, nem sempre da forma mais adequada que “aquilo era ofensivo” e que não podia ali estar. Tendo entretanto chegado ao local o nosso líder, pediu para falar com o responsável pela segurança. Apareceu um tal Sr. comissário cujo nome não sabemos, que lhe transmitiu que era lei, que quem mandava era ele e que era para “arrancar aquela merda imediatamente”. Chamou “merda” tanto ao desenho como ao símbolo do nosso clube e, as coisas não se ficaram por aqui. O Sr. comissário, acompanhado de dois agentes, ameaçaram o nosso líder de agressões e dizendo-lhe, de uma forma arrogante, que não iria ver o jogo se eles quisessem. Consideramos esta conduta pouco normal por parte de quem é pago com o dinheiro dos contribuintes para proteger os cidadãos e não para os intimidar ou ameaçar. O Sr. comissário questionado sobre a razão justificativa de ter de retirar o tifo, respondeu alto e bom som “tirem esta merda”. O nosso líder incrédulo perguntou-lhe se ao menos poderia colocar o símbolo do Braga, a resposta que obteve foi “tira já essa merda, já falei”.
Agora perguntamos nós, será que vão ser esses senhores a dizer onde e o que devemos pintar?
Vão querer que cantemos o que eles mandam?
Neste país não há quem mande na polícia, razão tem o Exmo. Sr. Clemente de Lima.
Ainda querem que nos legalizemos? NUNCA, esses senhores que estavam no local vão ter muito que explicar a quem de direito.
Como protesto decidimos passar 10 minutos sem cantar, e começamos com música contra esses senhores, eles podem fazer de tudo mas a nossa voz ninguém cala.
No final do jogo, dois desses senhores que acompanhavam o Sr. comissário conversavam entre si nos seguintes termos: “esses filhos da puta têm de levar nos cornos”.
Podem contar com a nossa solidariedade aqueles que lutam contra essa legalização da treta.
Sabemos que eles vão ler isto e novos episódios vão acontecer mas não se preocupem, ninguém nos retirara o amor pelo Braga, “sou Bracara Legion e a minha voz ninguém a cala”.
Aproveitámos para agradecer a todos que contribuíram para o tifo.

A direcção"


Transcrição de: ultrasbracaralegion.blogspot.com

5 comentários:

vimaranense disse...

africanos têm o meu apoio desta vez.. temos de ser todos juntos contra a repressao policial

ACAB

RBE disse...

Não baixemos os braços!!!
ACAB!!!

Saudações RB

Anónimo disse...

As claques com mais anos mais organização deverão se mexer mais para a NÃO Legalização pork mais não conseguimos já estamos atrazar e atrazar o proceso mas cada vez mais somos precionados pra nos legalizar mos .
MAGIA TRICOLOR

FUCK POLICE

Giga disse...

é assim mesmo. chega de arrogancia e abuso de poder. parabens pela vossa postura

ACAB e mais nada

YB

Anónimo disse...

nao se baixem a esses gajos!
se todos tivessemos na mesma luta era mais facil...mas que se foda..nao nos lhes damos o cuzinho assim tao facil! nao a legalizaçao..
força ai em braga!
saudaçoes
MN85