19 novembro 2007

Selecção Nacional: Paixão Lusa

A Paixão Lusa é uma associação fundada em Paris após o Euro2004.
Numa entrevista ao JN, juntamente com a Brigada Lusitana, que tinhamos no nosso arquivo, o presidente da Paixão Lusa revelou como numa reunião de luso-descendentes surgiu a ideia de criar uma claque dedicada a apoiar as cores de Portugal. "Costumávamos ver os jogos juntos e um dia apercebemo-nos que não existia nenhuma claque especialmente dedicada à equipa nacional. No final do Euro2004 resolvemos avançar com a ideia e formámos a associação com apenas sete pessoas", contou. Actualmente a Paixão Lusa, sedeada em Paris, tem 40 associados e muitos simpatizantes . Quando joga a selecção nacional, e não podem assistir às partidas, reúnem-se religiosamente. "Vamos para um café português, o Martins, e fazemos a festa", salientou.
Já estiveram presentes em vários encontros da selecção nacional em território nacional, ou no estrangeiro como por exemplo no Mundial de 2006 na Alemanha.
A Paixão Lusa tem uma forte amizade com a Brigada Lusitana, e segundo informações que apurámos, há sempre grandes convivios entre as duas claques durante os jogos de Portugal, fazendo questão de estar lado a lado na curva.
No passado Sábado, durante o jogo da selecção contra a Arménia em Leiria, estiveram presentes e deram uma pequena entrevista para a televisão pública, RTP. Um prémio para o esforço de fazer milhares de quilómetros pela selecção nacional de Portugal.

Foto: Paixão Lusa

3 comentários:

Anónimo disse...

Reparem na entrevista...o cappo tem um cachecol da Brigada Lusitana.

Se não é, é muito parecido.

Força Paixão Lusa! Se fossem todos como os emigrantes...

Anónimo disse...

Deixa-se a ligação e pergunta mais óbvia:
Estarão legalizados?????
Ou a lei é só para a liga?

Anónimo disse...

Obrigado ao site "Claques-Portugal" por ter falado de nós.

O ambiente no estádio de Leiria foi óptimo, pena foi que houve pouco gente que apoiasse a nossa Selecção.

Temos efectivamente boas relações com a Brigada Lusitana, damos-nós bem com eles. Assim que a gente pode, juntamos-nós à eles para os jogos da Selecção Nacional.

No que diz respeito ao caxe da Brigada, era mesmo um. É uma forma de mostrar a amizade que existe entre as duas claques.

Saudações e Força PORTUGAL!