26 novembro 2007

Entrevista Brigata Azzuri (S.C. Freamunde)


O Claques de Portugal conseguiu contactar a direcção da Brigata Azzuri, que gentilmente e através de um dos membros da direcção, nos concedeu esta entrevista. É uma entrevista a não perder, a uma das claques em destaque pelas suas prestações na Liga Vitalis, no apoio ao S.C. Freamunde.

Claques de Portugal: A Brigata Azzuri foi criada a 9 de Julho de 2003. Como surgiu a ideia da Brigata Azzuri ?
Brigata Azzuri: A Brigata Azzuri é a claque oficial de apoio ao S.C. Freamunde, foi criada a 9 de Julho de 2003 por parte de um grupo de amigos, na sua maioria já pertencentes a outras claques (F.C.Porto, SportingC.P. e S.L.Benfica), devido à inexistência de uma claque de apoio ao clube. Actualmente, podemos dizer que todos os membros da claque são somente sócios de uma só claque, a Brigata Azzuri.

C.P: Qual foi a origem do nome Brigata Azzuri ?
B.A: Em 2003 quando o grupo foi fundado, os líderes da altura (tal como os actuais) admiravam e muito o movimento ultra italiano, e então em conversas de café escolheu-se um nome em Italiano para a claque do Freamunde.

C.P: Quantos elementos tinha a claque quando foi fundada?
B.A: Podemos dizer que em 2003/2004, conseguimos meter uma ou outra vez, cerca de 150 elementos em casa, tendo então na altura perto de 200 sócios.

C.P: E agora?
B.A: Perto dos 200 praticantes (risos) e 100 sócios dos bons momentos, ou seja, mais ou menos 300 elementos.

C.P: Como está organizada a B.A.?
B.A: A Brigata tem uma "direcção" de 8 elementos, tendo um "Presidente" que lidera e faz a gestão da claque. Esta direcção prepara tudo ao longo da semana para que nada falhe ao fim de semana. No entanto, em Freamunde, quando é preciso ajuda para pintar alguma coisa, ou preparar coreografias, não faltam pessoas para ajudar.

C.P: Como é ser uma claque na Liga Vitalis?
B.A: Não é nada fácil, vejo grupos na BwinLiga, que mal conseguem fazer deslocações, que só são claques nos bons momentos, agora imaginem na Vitalis, ainda é mais complicado, mas com bons e maus momentos, lá vamos estando em todos os jogos, quer seja no continente ou nas ilhas. Sempre presentes.

C.P: Têm apoio do clube?
B.A: Sim, algum.

C.P: A BA será legalizada? O que pensas da legalização das claques?
B.A: Sim, a seu tempo. Temos esse objectivo e sinceramente já faltou mais.
Quanto ao assunto no geral, penso que é escusado obrigarem os únicos que dão alguma coisa ao futebol nas bancadas, terem mais contras do que prós...
Um Ultra é mais que um mero adepto.

C.P: Já tiveram problemas devido ao facto de não estarem legalizados?
B.A: Não, na Liga Vitalis penso que só no Estádio do Beira-Mar é que há problemas desse tipo.

C.P: Quanto a números de elementos presentes, em média, quantos estão em casa?
B.A: Em média posso dizer entre 100 e 150.

C.P: E nas deslocações?
B.A: Cerca de 70-80

C.P: Qual a deslocação que vos ficou mais marcada?
B.A: Na minha opinião, foram 3. Na época passada, Bragança e Anadia. Esta época, Estoril.

C.P: Porquê?
B.A: Bragança, porque foi quando nos sagrámos campeões da 2ª Divisão-Série A e sairam cerca de 12 Autocarros de Freamunde [alguns da Brigata (invasão)], e também pela coreografia efectuada fora de casa.
Anadia porque foi quando levantámos a Taça frente ao Fátima, porque fomos o 12º jogador e também pela cascata efectuada fora de casa.
Esta época, disse Estoril, pela espectacular mentalidade demonstrada, a mais de 600 km, conseguimos levar uns 60 elementos, apoiar os 90 minutos, e lançar um cântico original que já roda nas claques da BwinLiga... isto tudo apesar da derrota por 3-2.

C.P: Os elementos da BA são pertencentes a outras claques?
B.A: Neste momento não, pode sempre existir um ou outro que se junte ao grupo nos jogos sendo de outra claque, mas esses mesmos elementos não são sócios da B.A.

C.P: Nunca houve problemas em relação a isso?
B.A: Não…

C.P: Quais as vossas maiores rivalidades?
B.A: Yellow Boys

C.P: E amizades, existe alguma?
B.A: Ultras Ermesinde, e os extintos Furacões Sadinos.

C.P: A B.A. tem tido uma boa projecção mediática, sobretudo com o bom material multimédia que chega aos blogs sobre grupos ultras. O que acham disto?
B.A: É sempre bom ver o nosso trabalho reconhecido, é bom que alguns fiquem já a contar com o que podem ver se receberem o Freamunde.

C.P: É o vosso melhor momento?
B.A: Não.

C.P: Então qual foi o vosso melhor momento?
B.A: Talvez o final da época passada.

C.P: O que esperam do Freamunde? Esperam conseguir alcançar a BwinLiga já este ano?
B.A: Se me perguntasses se acredito, eu dizia-te que sim, era um concretizar de um sonho e logo nesta cidade que acompanha o clube de alma e coração. A BwinLiga só tinha a ganhar com a nossa presença.
Agora sinceramente, espero uma época tranquila com a manutenção assegurada cedo.

C.P: Como achas que seria a prestação da B.A. no principal escalão do futebol português, principalmente nas difíceis deslocações que a BwinLiga impõe?
B.A: Sempre são muito melhores as difíceis deslocações da BwinLiga, do que estar num estádio vazio, na Liga Vitalis.
A Prestação seria fantástica, os Freamundenses são unidos e iríamos conseguir alargar mais a claque e fazer grandes deslocações.

C.P: Qual pensas ser o futuro da B.A.? Têm elementos novos com capacidade de continuar o trabalho desenvolvido?
B.A: Sim, penso que sim, é tudo uma questão de mentalidades, mas todos queremos o mesmo, o Freamunde na frente, por isso penso que é possível continuar o trabalho desenvolvido na próxima geração.

C.P: Qual o grupo ultra que mais admiram? Em Portugal e no estrangeiro.
B.A: Vou falar a nível pessoal, em Portugal a Mancha Negra pela mentalidade, no estrangeiro Irriducibili (Lazio) e Gate 13 ( Panathinaikos).

C.P: O que achas do estado do movimento ultra em Portugal?
B.A: Já esteve melhor, mas alguns grupos compensam, Máfia Vermelha, White Angels, Mancha Negra, Red Boys, sem falar nos grupos dos 3 grandes claro...

C.P: Achas que existe falta de mentalidade nas claques Portuguesas?
B.A: Não é nas claques que está a falta de mentalidade, mas sim na sociedade em relação aos Ultras no geral.

C.P: Em relação ao futebol português? O que pensas, sobretudo do preço dos bilhetes, e dos horários dos jogos?
B.A: Uma vergonha o que estão a fazer ao Futebol, até na Liga Vitalis já arranjam problemas com dirigentes desportivos,etc.., dos preços nem se fala e o dinheiro?! Vai direitinho para a federação. Quanto aos horários ainda nos vamos safando na Liga Vitalis ...

C.P: E em relação à violência policial, que está agora na moda?
B.A: É um problema que não é moda para quem já anda nesta vida há alguns anos.
Abuso do poder sempre foi um problema em Portugal.

C.P: Já sofreram na pele alguma situação menos agradável?
B.A: O único problema que tivemos foi em Olhão na segunda Jornada, em que os “Robocops” retiraram algum material à Brigata, tendo a comunicação social dito que houve elementos da claque detidos, o que é completamente falso.

C.P: Em relação aos blogs sobre Ultras, qual a tua opinião? São positivos? Achas que se faz um bom trabalho?
B.A: Têm feito um excelente trabalho, constantemente actualizado e sempre com bom conteúdo, pena que os ultras de internet não saibam discutir , talvez por as idades rondarem os 17 anos.

C.P: Ultima Mensagem!
B.A: Continuem com o vosso trabalho, uma vez que o fazem muito bem.
Saudações Ultras para os Verdadeiros.
Obrigado pela entrevista e continuação de um bom trabalho!

Mais uma vez o Claques de Portugal agradece a disponibilidade da Brigata Azzuri para a entrevista.

20 comentários:

Anónimo disse...

n sei kem deu a entrevista,mas eskeceu-se d uma deslocaçao...a ribeirao,em 2004/2005...uma das melhores...

abraço ultra

David
UYB
Geraçao96

Anónimo disse...

parabens Brigata Azurri...estão no caminho certo =P

e obrigado pelo vosso reconhecimento para com o meu "GRUPO DE AMIGOS" (MANCHANEGRA)
é sempre bom ver que o nosso "ser" e o nosso "estar" no mundo ultra e no apoio á nossa BRIOSA é reconhecido!!

pode ser que para o ano haja um convivio...quando vierem jogar cá a coimbra...sim porque serao bem recebidos!!! (a conta com a subida este ano lol)

Anónimo disse...

Desconhecia esta claque, mas mais uma vez um bom trabalho deste blog, na divulgação.Força também para a claque.
MN

Anónimo disse...

Há uma cena q nao entendo! Sem querer armas aqui confusão nem nada do género! em casa são 150? é só para esta entrevista ficar mais bonita e para as pessoas pensarem bem da brigata?por amor de deus! voces tem mostrado muito pouco mentalidade!as verdades tem q ser ditas! so o jogo d gondomar diz tudo! nem 60 juntos tavam e a primeira vez q vos ouvi a cantar foi aos 60 min, uma unica musica! E que eu saiba há mts SOCIOS DA BA q sao socios d outras claques tbm! Bem, se este q foi entrevistado fala em mentalidade. . . tamos mal tamos!

Anónimo disse...

mania das grandezas dá nisso...

Anónimo disse...

tinha k vir um meter nojo...ñ fales do k ñ sabes meu...é obvio k os 150 ñ sao sempre, em tds os jogos...mas na grande parte dos jogos sim...esse k falas com o gondomar foi o pior jogo para abrigata este ano, e nos proprios admiti-mos isso...mas nesse jogo tive-mos algns problemas...na maior parte dos jogos mete-mos sempre mt gente, pa ñ flr nas deslocaçoes a olhao, estoril, a centenas de km, e tive-mos garnde apoio...
falou e bem num cantico lançado por nos, k foi no jogo com o estoril, k ja é vantado por algms claques, cm por exemplo a mafia...
ñ venhas meter nojo, falando em coisas k ñ sbs...é obvio k ha jogos menos bons, mas na maior parte estamos sempre em grande...e domingo em barcelos, mais uma vez vms estar presentes em grande numero...

kem dera a mts claques da 1a liga serem cm nos...

Anónimo disse...

Boa entrevista embora seja so para o show off, muita coisa obviamente não é verdadeira e apenas é respondido para melhorar a imagem da brigata, nao faz sequer sentido dizer que sao 150 em casa e que vao 90 fora,etc..assim como e ridiculo dizer que nao ha membros da brigata que sao socios de outras claques..uma pessoa quando e entrevistada ganha pela sinceridade e pela verdade. Se entrevistar mos os gajos da sic eles vao dizer k sao lideres de audiencia, se entrevistarmos os da tvi dizem o mesmo. O que quero dizer é que em certas respostas a entrevista perde a credibilidade toda e passa de uma boa entrevista e uma faxada pa vender a imagem de uma claque.

Anónimo disse...

300 elementos?!?!?!grande clake das maiores d portugal...nem 200 nem 150 ta...ate vos admiro acreditem ms tentem ser mais humildes....
ja andam os mn a dar graxa e lamber cus "somos amigos d toda a gente ki lindo..."otarios
ORGULHOSAMENTE SOZ

Anónimo disse...

"ja andam os mn a dar graxa e lamber cus "somos amigos d toda a gente ki lindo..."otarios"

é por causa disso que o mundo ultra anda cada vez melhor xD

parece que não te lembras das grandes jornadas que a MN organizava com quase todas as claques de áh 20 anos atrás!!! mas tu deves ser novato...não deves saber como começou o mundo ultra português...
beijinho ai para ti óh MENINO

olha e vai ver a definição de ULTRA...

freamunde allez disse...

A Brigata de facto nos ultimos 2 jogos não esteve muito bem embora estivessem bastantes elementos, de qq forma esta epoca já tiveram grands prestaçoes no Estoril, Sta Maria da Feira, Olhão etc. E uma coisa tem provado, neste momento é a mais forte claque da Liga Vitalis, mesmo os Ultra avenses têm estado bastante em baixo.

Saudações freamundenses!

www.freamundeallez.blogspot.com

Anónimo disse...

esta entrevista no minimo é uma treta,porque para além de inumeras mentiras,graxas e bacoradas...
São simplesmente uma claque que tem bom numero em casa composta por putos da formação e ultras do cenário.
Parem com a mania de brincar ás claques...
Cantam músicas dos outros,estilos dos outros e só foram muitos quando o Freamunde subiu...
ah e essa música do Pequeno T2 ja outras claques o tinham ants de vós...

Anónimo disse...

diz-me uma?

completamente original, custe a quem custar

Anónimo disse...

cala-te parolo...ñ sbs o k dzs meu...fomos os primeiros a cantar essa musica...fomos os primeiros a dar a conheçer essa musica...alias, foi postada aki neste msm blogg...
ñ fls do k ñ sbs...
ñ é mentira k temos musicas k sao de outras claques, mas isso teem todas...ate os sd k havia uma altura em k so cantavam musicas da juve..." so eu sei pk ñ fico em casa "...kuantas claques cantaram essa musica ?? é so um exemplo...
ñ fales do k ñ sbs meu, ate pk ate nisso tamos a mudar, e ja temos pelo menos 4 musicas da nossa autoria, inventadas por nos...e deixa-me k te diga k tem feito grande sucesso...mas cm é obvio ñ me vou estar a dar ao trablho de escrever aki pa um otario cm tu...

o k é certo é k mt gente nos criticava...k eras-mos isto e akilo, mas ate hoje estivemos presentes em tds jogos...algns a mts km de casa ( portimao, olhao, estoril), e tivemos bues...pa mim, a mlhr deslocaçao ate foi a estoril...e domingo, pa azia de mt gente,vms estar em grande em barcelos...

abraço aos verdadeiros ultras k nos apoiam...

Anónimo disse...

força aí brigata.
Se foram criticados...nós também, mas tivemos a coragem de resistir!
Agora é sempre a bombar...tb temos musikas por nós kriadas,cantamos dos outros mas no entanto estamos a evoluir...
Gostei da vossa atitude kd aí fomos e aki serão tb bem recebidos!
continuem.

Ultras Trofa 06

Anónimo disse...

Qual é claque da liga vitalis que é melhor que a nossa?!!
A força avense ta a desaparecer, ainda no ultimo jogo pelas fotos que vi estavam uns 10 ou 12, de resto ninguem!!!
Os unicos que apareceram em freamunde foram a claque do trofense, que apesar de nao serem muitos tiveram uma boa prestação.
Vea foto deste post e diz que eramos poucos meu!!
Foi no jogo contra o rio ave!!

Anónimo disse...

de facto somos poucos(Ultras Trofa), mas nao desistismos e aliás o único jogo esta época que não fomos foi ao estoril pk era-nos msm impossivel,mas na época passada o único jogo k nao fomos foi ao Santa Clara...
A mentalidade ve-se na força de querer continuar e querer fazer melhor.
Oruglho-me de ter ido a Freamunde e ter cantado todo o jogo.
Admiramos a vossa claque pelo empenho e atitude e pk dão tal como nós animação á Liga Vitális!
Continuem pk nós tb...e para o bem do movimento ultra nacional lembrem-se que quantidade não é sinónimo de qualidade.
Saudações trofenses!

Ultras Trofa 06
Sempre a combater...só pra t ver vencer!
www.ultras06trofa.blogspot.com

freamunde allez disse...

É isso mesmo membro dos Ultras Trofa, estiveram muito bem em Freamunde e espero que continuem!

Saudações freamundenses!

Anónimo disse...

ñ é mentira k temos musicas k sao de outras claques, mas isso teem todas...ate os sd k havia uma altura em k so cantavam musicas da juve..." so eu sei pk ñ fico em casa "...kuantas claques cantaram essa musica ?? é so um exemplo...


olha la,essa k eu saiba antes d ser da juve leo era do colectivo,a tal versao cantada pelos sd...

abraço


David
Geraçao96

Anónimo disse...

Mas isto é algum grupo? fui ao blog deles e dá pra rir. no ultimo jogo estavam meia duzia e... SENTADOS!!!! grande mentalidade. ainda por cima andam aqui a elogiar toda a gente. têm medo de que? que idiotas meu...

Anónimo disse...

o david, dei so um exemplo...kero k se fodam os sd e a juve...foi so um exemplo k dei...kero la sbr de kem era a musica...o k é certo é k td a gente a cantava...ah disso em todo lado...
e nos tb temos algumas k ñ sao nossas, embora estejamos a melhorar e mt ultimamente, pk temos musicas msm nossas k tem sido mt bem sucedidas....