06 fevereiro 2007

Uma morte no futebol italiano ou a morte do futebol italiano?


O derbie Catânia-Palermo, jogo antecipado da 22ª jornada da Série A italiana, terminou de forma trágica. Um polícia morreu, vítima de paragem cardíaca após o lançamento de um petardo, e mais de 100 pessoas ficaram feridas durante confrontos entre forças da ordem e adeptos do Catânia.
A Federação Italiana de Futebol anunciou de imediato a suspensão de todos os jogos oficiais "por tempo indeterminado", incluindo os não-profissionais, os campeonatos dos escalões de formação e as partidas da selecção italiana.
O jogo era considerado de alto risco, já que colocava frente-a-frente as duas formações da Sicília. Os confrontos começaram no início da segunda parte, com a chegada ao estádio dos adeptos do Palermo, o que motivou uma reacção violenta dos apoiantes da equipa da casa.
Para evitar o confronto, a polícia formou um cordão de segurança entre os apoiantes dos dois clubes. A claque do Catânia respondeu com o lançamento de bombas de fumo e petardos, o que acabaria por resultar na morte do agente Filippo Raciti, de 38 anos.
Como forma de protesto pelos acontecimentos, o Catânia colocou o seu site na internet com um fundo negro e apenas uma mensagem: "Pedimos desculpa, mas parece verdadeiramente absurdo escrever sobre futebol neste momento. O nosso pensamento está exclusivamente com os familiares do agente Raciti que perdeu a vida para garantir a ordem pública durante um jogo de futebol".
Estes acontecimentos trágicos demonstraram uma vez mais que a violência é um fenómeno profundamente enraizado no futebol italiano. Agora com estas medidas impostas será que realmente irá mudar qualquer coisa?
Depois do CalcioCaos e de vários incidentes em campos de futebol italianos será que se assistiu apenas a mais uma morte no futebol italiano ou à morte do futebol italiano?

Sem comentários: