26 janeiro 2007

Gondomar 1 - 4 Belenenses (V Eliminatória TP)



Neste jogo ouve festa da Taça a valer! O estádio encheu como deveria acontecer em todos embora tivesse a seu favor o tamanho.
De Belém partiram 3 camionetas cheias que juntamente com alguns adeptos da Cruz de Cristo do norte proporcionaram um bom apoio durante os 90 minutos. De realçar a abertura de alguns potes de fumo por parte da Fúria Azul no inicio do jogo a dar um efeito diferente ao sector…
A claque da casa, Legião Amarela, também preparou uma coreografia com cartolinas e expôs a frase “Vamos acreditar… Força Gondomar!”.

No que toca ao jogo jogado, o Belenenses bateu o Gondomar por 4-1.
Pode-se pensar que foi um jogo fácil para o Belenenses, mas não terá sido bem assim porque a equipa do Gondomar tentou do princípio ao fim discutir o jogo e contribuiu para o que terá sido um bom jogo de futebol.
O Belenenses entrou em força, e depressa chegou a uma vantagem confortável, só incomodada pelo golo do Gondomar, obtido em lance de bola parada.
Em resumo o Belenenses foi um justo vencedor tendo o Gondomar dado uma excelente réplica.

Do jogo também reportamos alguns acontecimentos já expostos por tudo quanto é órgão de imprensa. Adeptos do Belenenses não afectos à Fúria Azul, pois a claque ainda se encontrava a caminho quando se sucederam os incidentes, foram agredidos alegadamente por membros dos Panteras Negras (Boavista). Já é conhecido o historial de acontecimentos entre estas duas claques por isso não vale a pena relatar de novo.
Sem querer-mos inventar factos, optamos por colocar aqui dois comunicados e deixar ao vosso critério a opinião sobre o sucedido.

Este blog transcreve o comunicado já publicado no Blog do Belenenses que relata os acontecimentos ocorridos no passado domingo antes da partida entre o Gondomar e o Belenenses. O relato é da autoria de quem esteve presente na altura dos acontecimentos. Deixamos também o comunicado do Presidente da Direcção da Associação Panteras Negras publicado no site dos Panteras Negras.

COMUNICADO DO GRUPO DE ADEPTOS AGREDIDOS
"Venho por este meio, relatar o que se passou nas imediações do estádio São Miguel em Gondomar. Pelas 13h30, duas viaturas com 11 adeptos do Belenenses chegaram ao referido estádio estacionando no parque do recinto. Fomos de seguida dar uma volta, circundando o recinto em busca de um café ou restaurante para comer. Após termos encontrado um local, 6 elementos voltaram para as viaturas e 5 permaneceram no café. Pouco depois mais 2 elementos voltaram para as viaturas e foram exactamente os 3 elementos que ficaram no café os visados.
Por voltas das 14:15 a poucos metros do estádio, junto a uma zona de arvoredo que tem um caminho estreito de terra que dá para uma ponte que passa por cima da A29, os 3 elementos foram abordados por 8 indivíduos que foram imediatamente reconhecidos como adeptos de claques afectas ao Boavista F.C. Um deles identificou mesmo o grupo gritando “Panteras Negras”. Nesse momento são consumadas as agressões com bastões, pedras e extensíveis a 2 dos elementos, tendo conseguido escapar um dos elementos azuis. Populares acorreram ao local pouco depois, bem como elementos da claque do C.F. Os Belenenses, Fúria Azul, que tinha acabado de chegar à zona do estádio. De imediato os elementos agressores puseram-se em fuga, tendo contudo sido de novo reconhecidos por quem ainda os conseguiu ver.
Um dos elementos agredidos foi conduzido ao Hospital de São João tendo sido suturado com quatro pontos na cabeça, tendo ainda algumas escoriações, sendo que o outro elemento agredido saiu igualmente com escoriações na cara e cabeça.
De referir que um polícia encontrava-se a uns 50 metros do local (junto às piscinas do Gondomar), virando a cara quando tudo se iniciou. Apesar disto, tanto as brigadas como os spooters foram bastante solícitos, mas o mal estava consumado. Tentaram ainda contactar as forças policiais no estádio do Bessa, mas os referidos elementos agressores nunca chegaram a dar entrada no referido estádio.
De referir ainda, que os elementos agressores estavam num local de fácil visionamento para a A29, possivelmente para ver quando chegaria o BUS da claque Fúria Azul, sendo que as agressões foram efectuadas momentos antes desse mesmo BUS chegar ao estádio. Deste modo, os elementos boavisteiros estariam já há algum tempo escondidos nesse local, o mesmo local onde já tinham passado isoladamente muitos adeptos belenenses (incluindo os outros 8 adeptos do grupo dos agredidos), sendo que muito provavelmente, pensariam tratar-se dos primeiros elementos da Fúria Azul a sair do BUS que os levou até ao estádio.
Para terminar, faço uma pergunta: adeptos Ultras, são os que atacam numa proporção de 8 para 2, munidos de bastões, pedras, extensíveis e afins contra adeptos desarmados, que fogem a sete pés quando a proporção está mais equilibrada e que roubam... dois telemóveis? Não me parece!
Viva o Belenenses que seguiu em frente na taça com uma vitória indiscutível!
Vivam todos os adeptos presentes que vibraram com a equipa!
Vivam os adeptos agredidos que foram a Gondomar (um deles nem o jogo viu)
Vivam todos os Ultras Belenenses e que isto nos sirva para unir!"


In belenenses.blogspot.com 23.01.2007

Comunicado do Presidente da Direcção da associação Panteras Negras
Vem a Direcção da Associação Panteras Negras por este meio comunicar a todos os seus sócios e simpatizantes que estamos atentos a todos os desenvolvimentos acerca das alegadas agressões a adeptos do Belenenses por parte de elementos dos Panteras Negras.
Os Panteras Negras não apoiam qualquer tipo de violência seja ela física como verbal. Caso os envolvidos sejam de facto culpados de tais actos serão expulsos da Associação tal como está referido nos nossos estatutos. Os elementos da Associação que possam vir a ser acusados injustamente de tais actos, a Associação Panteras Negras agirá judicialmente contra os agressores. Afim de preservamos o bom-nome da nossa claque e do nosso Boavista a direcção PN pede a todos os seus associados um momento de grande união pois não continuaremos a permitir que sejamos acusados constantemente de actos que não perpetramos!


In www.panterasnegras.net 23.01.2007

Aspectos positivos:
Estádio lotado
Fumarada da Fúria Azul

Aspectos negativos:
Incidentes antes do inicio do jogo

Fontes: armadaazul.blogspot.com, legiao-amarela2006.blogspot.com, www.panterasnegras.net e belenenses.blogspot.com

2 comentários:

Anónimo disse...

É fdd fazeres grandes textos e ng comentar... Trabalho perdido =S

Claques Portugal disse...

Em situações normais quando as pessoas não comentam alguma opinião é porque se revêem nela e não ficou nada por dizer!