18 outubro 2006

“A tua voz” - Diário de viagem – Aveiro.


A reunião do grupo foi marcada para as seis horas com a partida da camioneta por volta das seis e meia de forma a não haver atrasos para o jogo. Tudo ficou estragado quando a camioneta apareceu já passava ligeiramente das sete horas e já contávamos com um atraso de pelo menos meia hora. A saída como altas personalidades (dois carros patrulha com sete homens) deu-se ás sete e dez rumo a Aveiro. No Porto como esperado, lá ficámos retidos entre grande trânsito cerca de meia hora consumando assim a certeza de que a primeira parte prácticamente já tinha passado à historia… Passadas as complicações entre o trânsito, já tinha chegado irremediávelmente a hora do jogo e verdade ou não parece que todos pressentimos o primeiro golo do SC Braga pois foi ligar o rádio e gritar golo no exacto momento. A viagem prosseguiu e já a poucos quilómetros do estádio é que a patrulha decidiu dar nas vistas a acendeu os lampiões e a eles se juntou mais um carro patrulha. À chegada tinha-mos cerca de cem polícias para nos receberem (sessenta e três pessoas), o que demonstra a grande importância que o jogo tinha uma vez que tal aparato já com quarenta minutos de jogo decorridos é de fazer inveja a personalidades como Bill Gates.
Já depois da entrada, a cerca de cinco minutos do término da primeira parte, lá iniciamos o nosso apoio em campo à equipa pois fora dele já à muito tinha começado. A tão pouco tempo do final da primeira parte só se pedia mesmo é que estivéssemos com a força toda. Com a Bracara Legion do lado esquerdo já em bom rumo depois de ver grande parte do jogo decorrido, claque que também falhou os primeiros cinco minutos devido às enormes revistas onde nem as nádegas e partes interiores das coxas eram poupadas a uns apalpões, lá nos acompanhamos um pouco de forma a terminar a primeira parte em grande. Nesse instante ainda tempo para testar os novos tubos extensíveis para as bandeiras maiores. Muito leves, óptimos em todos os sentidos para por as bandeiras em grande destaque, mas como já é sabido, muito frágeis. Eu confesso que não resisti a experimentar assim que entrei em campo, com a nossa enorme e para mim uma das mais bonitas bandeiras (símbolo do Braga com fundo branco) e muito tempo a mantive no ar ao longo de todo o jogo.


A primeira parte acabou em festa para os visitantes pois estar a vencer sabe sempre bem, e, talvez por estarem a perder desde cedo, não se notava grande entusiasmo nos adeptos da casa, e mais particularmente nos Auri-Negros. Por estar longe (lado contrario do estádio) ou mesmo pelo rumo do jogo, só por poucas vezes se ouviu incentivo ao mais alto nível por parte dos mesmos, mesmo, com uma presença que me pareceu reduzida em relação a anos anteriores.
A segunda parte foi em grande para o lado dos visitantes e o acompanhamento entre as duas claques (Red Boys e Bracara Legion) contrastando com as “picardias” de cânticos que se ouviu no decorrer de toda a segunda parte, resultaram num apoio muito especial e audível onde por vezes se ouvia o ecoar do som por todo o estádio que me conseguia deixar arrepiado. Os Ultras Auri-Negros embora com poucos motivos para sorrir deram por algumas vezes ar da sua graça mas não me pareceu o suficiente.
No fim foi com o sentimento de dever cumprido que saímos, uma vez que depois de cada substituição, depois de cada golo e mesmo no fim da partida, fomos aplaudidos pelos jogadores. Alguns instantes de espera como já é habitual, para que a massa adepta da casa pudesse desmobilizar da área do estádio e lá partimos rumo a Braga onde algumas coisas que não valem a pena serem relatadas, pois como já disse não gosto de realçar cobardias, quase estragavam a festa. O Porto ainda custou a passar embora se tenha tornado divertido estar cerca de hora e meia retidos na enorme fila de trânsito que à meia-noite ainda existia.


Gostava ainda de realçar alguns aspectos relativos ao jogo e outros que nada tem a ver.
O jogo foi agradável de se ver uma vez que teve muita bola corrida (poucas paragens) e não se viu jogadas muito agressivas entre os jogadores. O resultado favorável a sorrir ao SC Braga que venceu o jogo por três a zero. O Beira-Mar contou com cerca de quatro mil espectadores no estádio (total) número que se calhar se torna reduzido, embora não seja de longe das piores assistências da Liga, devido aos vários pormenores, pormenorizados que se vão sentindo para se tornar possível entrar. Para alem da revista enorme que se fez, ainda ficamos sem os bilhetes que no meu caso particular costumo guardar com particular interesse e fomos por diversas vezes alertados para o facto de não podermos cobrir a publicidade fosse com o que fosse. Já não chega a Sport TV a atirar os jogos para horas e datas completamente ridículas…
Em relação aos bilhetes até se encontravam relativamente acessíveis uma vez que também já não se pode pedir muito melhor, sete euros foi um preço muito em conta.

Agradeço também a informação disponibilizada pelo blog Visto de Fora que já foi utilizada no site e mesmo sabendo que não consegui, fica pelo menos a tentativa de expor algum material em condições dos Auri-Negros neste jogo que presenciei. Agora como outsider do site, uma vez que, e por motivos profissionais, já não me é permitido mais que isso, continuarei a tentar expor algum trabalho que realize. Agradeço desde já a todos aqueles que contribuíram para o site e aqueles que continuam a mater o site em cima tudo o que fizeram e têm feito pelo mesmo, contributo esse que me deixa orgulhoso daquilo que se construiu até aqui e espero continuar a construir-se.
Como vêm mesmo não tendo já influência directa sobre o site continuo a minha participação com o suporte numa rubrica que eu próprio criei (A tua voz) e que está à disposição de todos aqueles que quiserem deixar aqui a sua opinião sobre as claques ou jogos em particular, com textos ou fotos ou mesmo outro tipo de trabalhos que até podem ser mais interessantes. Para isso basta mesmo enviar um e-mail com aquilo que se deseja por no site como eu acabei de fazer e que tenha como assuntos “A tua voz” como eu acabei de fazer.

Ainda a nota para todos aqueles que se correspondiam comigo directamente, peço que alterem a direcção das informações para o e-mail do site. Toda a informação continuará a ser supervisionada por mim.
Saudações Ultras, Luís (Claques Portugal)

Visto de Fora

Sem comentários: