16 outubro 2006

Racismo faz feridos e interrompe jogo na Sérvia.


Os insultos racistas proferidos no jogo entre Borac Cacak e o Vozdovac de Belgrado, no último sábado, obrigaram à detenção de oito pessoas e à interrupção da partida por um período de 10 minutos.
Os adeptos do Borac, que ostentavam capuzes brancos ao estilo da Ku Klux Klan e fizeram por diversas vezes a saudação nazi, insultaram o jogador zimbabueano Mike Tawmanyera, bem como a sua família.
"Oito adeptos foram detidos e acusados de racismo e intolerância, enquanto que 29 foram postos em liberdade depois de prestarem declarações pelos diversos incidentes", informaram as autoridades sérvias.
O jogador do Vozdovac disse que "nunca tinha sido insultado por ser negro", mas realçou que o pior foi "terem ameaçado" a mulher e o filho.
As ofensas a Tawmanyera são o quinto caso registado oficialmente de racismo nos estádio europeus, isto com apenas três meses de temporada. Foram duas ocorrências no futebol alemão, uma no espanhol, com a claque do Zaragoza, e outra no italiano, na primeiro jogo da Lazio no estádio Olímpico, onde perdeu 2 - 1 com o Palermo, quando a claque local cantou o hino italiano fazendo a saudação nazista.

Sem comentários: