Com a vitória no Jamor por uma bola a zero, o FC Porto igualou o Sporting com 13 Taças de Portugal conquistadas.O golo dos «dragões» surgiu por intermédio de Adriano, após um excelente cruzamento do Ricardo Quaresma. Numa primeira parte de sentido único, um segundo tempo mais equilibrado não retira justiça a esta vitória dos «azuis e brancos».
O FC Porto apresentou uma surpresa no onze inicial, com Anderson a surgir como titular no lugar até à data normalmente ocupado por Raúl Meireles. De resto o habitual, 3 defesas, uma linha média com Paulo Assunção, Lucho e Anderson, e o ataque entregue a 4 elementos com Alan e Quaresma nas alas, e McCarthy e Adriano como elementos mais avançados.
No Vitória a táctica, como Hélio já tinha anunciado, residia na colocação de dois homens rápidos na frente (Carlitos e Varela) e um meio campo que tinha como objectivo recuperar a bola e lançar perigosos contra-ataques.
O FC Porto entrou muito melhor no jogo, e os muitos homens na frente não deixavam o Vitória jogar. O Vitória respondia muito timidamente, mas mesmo assim Carlitos ainda rematou violentamente à barra da baliza do FC Porto.
Quaresma sempre muito activo, tentava servir os 2 homens da frente, e o golo acabou por surgir à passagem do minuto 39. Quaresma recebe na direita um mau alívio da defesa contrária, e efectua um excelente cruzamento com o pé direito, ao qual Adriano respondeu com muita qualidade marcando o único golo da partida.
No segundo tempo o jogo decaiu de qualidade, mas o Vitória cresceu, mormente nos últimos 30 minutos. A subida no terreno do Vitória fez por uma vez brilhar Helton que, a remate Bruno Ribeiro, fez uma excelente defesa. Os espaços aumentavam no sector recuado vitoriano e os campeões nacionais poderiam ter aumentado a vantagem em contra ataques, que os avançados do FC Porto nunca conseguiram terminar da melhor forma.
O Porto conquista assim a dobradinha, repetindo um feito de 2002/03 ainda com José Mourinho, e alcança a marca de 13 troféus que o Sporting detinha, colocando-se assim em 2º lugar no Ranking global da competição.
1 comentário:
nunca nenhuma equipa ganhou tanto em apenas 20 anos!!!
Enviar um comentário