14 maio 2006

Porto conquista a dobradinha!

Com a vitória no Jamor por uma bola a zero, o FC Porto igualou o Sporting com 13 Taças de Portugal conquistadas.
O golo dos «dragões» surgiu por intermédio de Adriano, após um excelente cruzamento do Ricardo Quaresma. Numa primeira parte de sentido único, um segundo tempo mais equilibrado não retira justiça a esta vitória dos «azuis e brancos».
O FC Porto apresentou uma surpresa no onze inicial, com Anderson a surgir como titular no lugar até à data normalmente ocupado por Raúl Meireles. De resto o habitual, 3 defesas, uma linha média com Paulo Assunção, Lucho e Anderson, e o ataque entregue a 4 elementos com Alan e Quaresma nas alas, e McCarthy e Adriano como elementos mais avançados.
No Vitória a táctica, como Hélio já tinha anunciado, residia na colocação de dois homens rápidos na frente (Carlitos e Varela) e um meio campo que tinha como objectivo recuperar a bola e lançar perigosos contra-ataques.
O FC Porto entrou muito melhor no jogo, e os muitos homens na frente não deixavam o Vitória jogar. O Vitória respondia muito timidamente, mas mesmo assim Carlitos ainda rematou violentamente à barra da baliza do FC Porto.
Quaresma sempre muito activo, tentava servir os 2 homens da frente, e o golo acabou por surgir à passagem do minuto 39. Quaresma recebe na direita um mau alívio da defesa contrária, e efectua um excelente cruzamento com o pé direito, ao qual Adriano respondeu com muita qualidade marcando o único golo da partida.
No segundo tempo o jogo decaiu de qualidade, mas o Vitória cresceu, mormente nos últimos 30 minutos. A subida no terreno do Vitória fez por uma vez brilhar Helton que, a remate Bruno Ribeiro, fez uma excelente defesa. Os espaços aumentavam no sector recuado vitoriano e os campeões nacionais poderiam ter aumentado a vantagem em contra ataques, que os avançados do FC Porto nunca conseguiram terminar da melhor forma.
O Porto conquista assim a dobradinha, repetindo um feito de 2002/03 ainda com José Mourinho, e alcança a marca de 13 troféus que o Sporting detinha, colocando-se assim em 2º lugar no Ranking global da competição.

1 comentário:

Anónimo disse...

nunca nenhuma equipa ganhou tanto em apenas 20 anos!!!