09 janeiro 2006

SL Benfica, 2 – Paços de Ferreira, 0

O SL Benfica entrou no jogo com uma dinâmica bem atacante e chegou com rapidez ao golo, que lhe deu tranquilidade e permitiu jogar sem pressão. Ainda não havia 10 minutos e já as «águias» chegavam ao golo, com alguma sorte, na «ajuda» do central João Duarte, que ao tentar cortar o remate de Nelson, desviou a trajectória da bola, enganando Peçanha.
O lado esquerdo do SL Benfica, com Nelson e mais à frente Simão, era por essa altura um verdadeiro quebra-cabeças para a equipa amarela, mas a linha central, com Miccoli e Nuno Gomes a segundo ponta-de-lança, também inquietava. Uma das melhores ocasiões pertenceu mesmo a Nuno Gomes, aos 43 minutos, de cabeça e a permitir uma espectacular defesa de Peçanha, de sapatada.
Antes, o SL Benfica já poderia ter ampliado, aos 33 minutos, com um grande remate de meia distância de Simão, correspondido com um «voo» de Peçanha. Do lado do Paços, as ocasiões não apareciam e quase sempre a defesa da casa se sobrepunha às acções pacenses, onde se destacava a velocidade de Didi, quase sempre mais rápido que Anderson.
O primeiro quarto-de-hora da segunda parte foi especialmente vivo e bem disputado, de parte a parte, com o SL Benfica a insistir no seu balanceamento atacante e o Paços de Ferreira a ser mais perigoso no contra-ataque. Didi, decididamente um dos melhores elementos da sua equipa (logo a seguir a Peçanha), por duas vezes esteve perto do golo, aos 53 e 54 minutos. Primeiro, num chapéu a Moretto, bem pensado mas mal executado, depois num remate ao primeiro poste, já na área, a concluir jogada na esquerda de Fredy.
Aos 67 minutos, o SL Benfica «matou o jogo», com o 2-0 de Geovanni, num desvio de uma bola que lhe foi enviada por Simão. Curiosamente, dois jogadores que actuavam então fora dos sectores habituais: Simão do lado direito e Geovanni a ponta-de-lança (Miccoli fora substituído).
Com Robert (foi ele que rendeu o italiano) já em campo, e Moretto a titular na baliza, o SL Benfica ainda teve tempo para estrear a outra aquisição de Inverno, Manduca. Moretto ainda teve ensejo para impedir o Paços de chegar ao golo de honra, já nos descontos.
Mais uma excelente presença de público na Luz, o que já vem sendo hábito, com as claques do SL Benfica, NN e Diabos Vermelhos em bom plano.

Sem comentários: