15 dezembro 2005

Uefa pede às autoridades maior vigilância contra o racismo.

O Comité Executivo da Uefa , reunido nesta quinta-feira, pediu aos árbitros, delegados e técnicos uma atitude mais firme contra atitudes racistas no futebol.
O Comité Executivo da Uefa, segundo o director-geral Lars-Crister Olsson, formulou um apelo "aos árbitros, delegados dos encontros e técnicos para que vigiem de perto o comportamento dos jogadores e adeptos e assumam as suas responsabilidades para denunciar e sancionar qualquer forma de racismo".
A Uefa realizará sua segunda Conferência Européia contra o Racismo em 1º de Fevereiro de 2006 em Barcelona.
Aliás, a 16ª jornada do Campeonato Espanhol de Futebol, que será disputada neste sábado e domingo, será "marcada por uma acção contra o racismo", anunciou nesta quinta-feira a Liga Espanhola.
"A jornada da Liga deste fim de semana foi designada como de 'Acção contra o racismo', desenvolvendo-se nos estádios de futebol diversos actos de sensibilização popular contra esta nódoa".
As manifestações racistas, sobretudo com imitações dos gritos dos macacos, são cada vez mais freqüentes nos estádios espanhóis, principalmente no Vicente Calderón do Atlético de Madrid, no Santiago Bernabéu do Real Madrid e no Coliseum Alfonso Pérez do Getafe.

Sem comentários: