Chegou na passada semana à televisão portuguesa o documentário da produtora O2 Filmes, de Fernando Meirelles (realizador nomeado para os óscares em 2004, com a "Cidade de Deus"), e da Nike, intitulado "Ginga". O filme que a SIC tem vindo a exibir debruça-se sobre a particular apetência dos brasileiros para o futebol técnico, o drible, a fantasia. Tratou-se de uma iniciativa da norte-americana Nike, integrada numa forte campanha de marketing que inclui o lançamento de uma colecção de equipamento desportivo e de um livro. O filme analisa a trajectória de sete jovens seleccionados de um universo de 12 cidades brasileiras, dos quais sobressai Robinho - entretanto transferido para o Real Madrid.A controvérsia surgiu com a escolha de um lance em que o virtuoso internacional brasileiro entra numa série de oito fintas sobre o sportinguista Rogério, até obrigar o então lateral-direito do Corinthians a cometer grande penalidade na final do Brasileirão de 2002, que ajudaria o Santos a conquistar o troféu. O clube do MSI não autorizou a utilização das imagens, que surgiam logo nas primeiras sequências, obrigando à sua retirada da versão final do documentário. Curiosamente, depois de alguma relutância inicial, o jogador do Sporting já havia aceitado vender a sua autorização, fazendo reverter a eventual verba para uma instituição de apoio social.
O filme explora a "coisa" mágica e misteriosa chamada ginga, que diferencia o jogador brasileiro de futebol dos do resto do mundo.
Um filme baseado numa comparação do Brasil com o resto do mundo só poderia dar num retrato da realidade brasileira e da função que ela exerce no desenvolvimento de uma classe.
O filme tem desde rapazes de um qualquer bairro brasileiro sonhando em serem profissionais, até o craque Robinho, na época do Santos.
Podes ver aqui algumas cenas - "Ginga"
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