26 novembro 2005

Nacional é líder após vencer SC Braga.

O Nacional é o novo líder da I Liga. Uma situação inédita na história do clube e que poderá ser saboreado até segunda-feira, altura em que o FC Porto pode, caso ganhe ao Gil Vicente, assumir o comando do campeonato.
Para o SC Braga, a Madeira mantém-se um "pesadelo". Há 15 anos que os arsenalistas não ganham na ilha e foi também com uma equipa insular, o Marítimo (jogo nos Barreiros) que a equipa de Jesualdo Ferreira perdeu o primeiro desafio da Liga. Ontem, o Nacional justificou a vitória pela ambição revelada na primeira parte.
Na defesa pela liderança do campeonato, o SC Braga manteve o seu habitual esquema de jogo. Jesualdo Ferreira, não dilatou a linha avançada, optando por manter no banco o goleador do encontro com o Benfica, Maxi Bevacqua, entregando a João Tomás as tarefas mais atacantes.
Espreitando o comando, à distância de uma vitória, o Nacional, também moralizado com o triunfo na passada jornada frente ao Rio Ave, entrou em campo com uma equipa de vocação ofensiva. O regresso ao onze do extremo Alonso justificava a ambição do técnico Manuel Machado, que, no entanto, momentos antes do início do jogo soube que o seu sector atacante não iria ter o contributo de Alexandre Goulart, por não se encontrar em boas condições físicas. Porém, o Nacional não acusou a contrariedade.
Praticando um futebol dinâmico, eficaz na ligação entre a defesa e o ataque, com uma constante utilização dos laterais, a formação madeirense conseguiu superiorizar-se ao SC Braga, durante largos momentos da primeira parte. As melhores - ainda que escassas - oportunidades pertenceram ao Nacional, que por Miguelito e Miguel Fidalgo testaram os reflexos do mais recente internacional português, Paulo Santos. Mas aos 28 minutos, o guarda-redes arsenalista nada conseguiu fazer para travar um remate de Alonso.
Jesualdo Ferreira tentou "remediar" a situação, lançando Bevacqua, reforçando ao mesmo tempo o meio-campo, onde a equipa mais vacilava. E o SC Braga, de facto, passou a ser mais atrevido, só que ontem a eficácia atacante ficou uns pontos abaixo do habitual.
O SC Braga, que vinha de uma moralizadora vitória em casa sobre o campeão SL Benfica, por 3-2, continua sem vencer no reduto do Nacional, onde averbou quatro derrotas e dois empates, em seis confrontos disputados no Funchal.

Sem comentários: