07 novembro 2005

Espaço de opinião.

O Claques Portugal quer abrir um espaço de opinião em que todos podemos falar. As “críticas” podem ser de qualquer tipo relativo a desporto e todos os interessados devem envia-las para claquesportugal@yahoo.com.br de onde serão escolhidas todas as semanas as melhores para postar no blog. A crítica deverá ser coesa e sustentada, não contendo qualquer ataque directo a nenhuma entidade!

Para começar gostaria de falar num aspecto que este fim-de-semana se levantou em grande. Os casos nas arbitragens. Acho mais correcto da minha parte antes de iniciar o comentário, dizer que o meu clube é o SC Braga como muitos devem saber.
Este fim-de-semana vimos 2 casos principais que motivaram grande discussão. O golo não considerado do U. Leiria, que foi claro e o golo do Rio Ave ao Benfica que foi fora de jogo. Muito se falou nestes casos, que fundamentalmente seriam para desculpar as más posições ocupadas ou os maus resultados obtidos, mas será a melhor maneira? Se por um lado é verdade que o golo do Leiria só não viu quem não quis, por outro dois dos casos falados pelos treinadores, fora de jogo do Rio Ave e o penalty sobre João Tomás, não se passou o mesmo. Segundo as regras da FIFA o fora de jogo deve ser assinalado caso o arbitro tenha a certeza de que realmente existe, sendo mais grave assinalar um que não existe. Quanto ao penalty, o contacto existente poderá não ter sido o suficiente para no entendimento do árbitro existir falta o que também não se pode contestar. Mesmo assim estes acontecimentos já passaram a “trocas de palavras” entre clubes que no meu ver só os prejudicará ainda mais. Os clubes têm de saber admitir os seus erros também, pois o realidade é que jogaram uns furos a baixo do seu normal e também pensar que não são as únicos casos que acontecem durante o jogo, com a simples diferença que uns dão golo e outros não! Se estão assim todos tão a favor de que os árbitros sejam penalizados que se juntem e forcem a criação de algo que controle as arbitragens coisa que até hoje não se viu.

Quanto a adeptos, deveremos ficar sempre virados para o apoio há equipa a apoia-la. Situações de insultos e outras coisas para alem de nos prejudicarem em altas multas, nos piores casos também só contribuem para a destabilização da equipa que ficou sem apoio e dos árbitros que por vezes nem queriam errar. Já se sabe que há sempre excepções que por vezes o favorecimento de alguns é de tal ordem que não dá para deixar passar…

Sem comentários: