05 novembro 2005

Entrevista Tuff Boys

Aqui deixamos uma entrevista feita a um dos elementos dos Tuff Boys, claque que apoia o FC Marco e que milita na Liga de Honra.
O Claques Portugal agradece desde já a disponibilidade dos Tuff Boys, sem a qual esta entrevista não teria sido possível.

C.P.- Quando e como nasceram os Tuff Boys ?

UltraTB- Os TB nasceram a 29 de Outubro de 2000, fizemos na semana passada 5 anos.
Os TB nasceram de um grupo de amigos que seguiam o FC Marco e que resolveram formar os TB para dar outro apoio mais entusiasta ao FC Marco, o apoio merecido.

C.P.- Quando começaram em 2000, contavam com quantos elementos?

UltraTB- Ao começo é sempre difícil e principalmente num meio como Marco de Canaveses que nunca teve tradições Ultras, foi um começo lento e uma aprendizagem lenta e o numero foi coisa que nunca nos preocupou.

C.P.- Eu vi fotos vossas no Estádio do Dragão recentemente no jogo a contar para a Taça de Portugal e estavam com um bom número de elementos, com quantos elementos os Tuff contam agora?

UltraTB- Os Tuff Boys elemento sócios têm há volta de 400 mas isso não quer dizer que sejamos esses os presentes nos jogos.

C.P.- Qual é o vosso lema? Qual o vosso ideal?

UltraTB- O nosso lema é única e simplesmente dar o nosso melhor em prol do FC Marco, para que cada dia que passe seja um clube melhor e maior.

C.P.- Como estão organizados?

UltraTB- Temos uma direcção composta por 7 elementos que tratam de tudo que rodeie o FCM e os TB.

C.P.- Os TB têm núcleos? Quantos?

UltraTB- O único núcleo que existe chama-se Tuff Boys, os núcleos não tem razão de existir no nosso grupo.

C.P.- Como é a vossa relação com a Direcção?

UltraTB- Depois dos problemas ultrapassados com a retirada da nossa sede pela parte da direcção em 2003 veio fazer com que os TB olhassem de outra forma para o futuro, a nossa relação com a direcção é com respeito de ambas as partes.

C.P.- Apoia-vos em algo?

UltraTB- Na troca de bilhetes

C.P.- Como é a vossa relação com os jogadores do FC Marco?

UltraTB- Muito forte mesmo, eles são o nosso orgulho e sabem que estamos sempre lá para os apoiar no máximo que pudermos e eles por sinal reconhecem muito bem isso, inclusivé houve uma proposta por parte do nosso capitão Albertino para se tornarem sócios dos TB, só remando todos para o mesmo lado, puderemos levar o FC Marco a bom porto!

C.P.- Quais são até agora os momentos mais marcantes dos Tuff?

UltraTB- Todos os momentos são marcantes, mas o que mais marcou o grupo, foi aquando da retirada da nossa sede, foi com o intuito de acabar connosco, mas isso serviu para nos unir e nos tornar mais fortes, apesar dos momentos difíceis passados para estarmos presentes até no nosso próprio estádio devido há proibição, se calhar foi ai que se conquistou todo o respeito que agora temos no FC Marco .

C.P.- Vocês acompanham sempre o FC Marco nos jogos fora? Como fazem essas transfertas?

UltraTB- Por norma vamos de Bus ou automóveis

C.P.- Nos jogos fora têm algum apoio do FC Marco?

UltraTB- O apoio que temos é nos bilhetes quando os clubes que visitamos se propõe a trocar coisa que são poucos.

C.P.- Qual foi a vossa maior deslocação?

UltraTB- Todas elas são grandes, porque em campo joga o FC Marco.

C.P.- Achas que os sites, fanzines, e tudo o que sai sobre o mundo ultra dá o devido valor as claques dos escalões inferiores?

UltraTB- Claro que não, esses sites que falas por norma faz o que faz os jornais desportivos, falam sempre dos mesmos.

C.P.- O que achas do movimento ultra na Liga de Honra?

UltraTB- Para mim é um movimento muito interessante, onde ainda se consegue ser ultra há maneira antiga, mas também o futebol moderno já começa a chegar a esta divisão.

C.P- Qual é para ti a claque ou as claques que estão a prestar melhores "actuações"?

UltraTB- É difícil de falar nesse assunto, porque cada um sabe de si, e nós o que sabemos é através da informação da Internet e por vezes quem vê caras não vê corações.
Isto quero-te dizer que por vezes vê-se uma foto muita bonita na net, mas se calhar nem apoiaram a equipa, percebes....

C.P.- Quem para ti ajuda mais ao crescimento do movimento ultra em Portugal?

UltraTB- Quem ajuda mais, são todos aqueles que todos os fins de semana esteja frio ou calor, seja longe ou perto estão lá sempre presentes para apoiar o seu clube.

C.P.- O que achas da actual situação do futebol Português?
UltraTB- Acho que se não derem uma mãozinha na liga de honra em breve os clubes estão todos falidos, bilhetes caríssimos, estádios sem condições fazem com que as pessoas não vão ao futebol, apesar de ser um campeonato super emocionante.

C.P.- O que achas dos preços dos bilhetes?

UltraTB- Um roubo, as pessoas preferem ter pouca gente com bilhetes caros, do que muita gente com bilhetes condizentes ao nível de vida em Portugal, enfim são os dirigentes que temos.

C.P.- O que achas que era preciso fazer para as pessoas voltarem a ir ao futebol?

UltraTB- Um dos principais motivos para as pessoas não irem ao futebol é os preços dos bilhetes isso sem duvida alguma, mas a suspeição que andou no futebol também contribuiu muito para que as pessoas não acreditassem naquilo que viam.

C.P.- Para terminar ultima mensagem que queiras deixar?

UltraTB- Queria deixar uma mensagem a todos os Ultras para que continuem a fazer com que o panorama Ultra em Portugal seja cada vez mais respeitado e dar-mos todos as mãos contra o futebol moderno, porque se não em breve não passamos de uns meros bonecos na bancada.

Sem comentários: