Já com a presença assegurada no "play-off" do Europeu, os sub-21 de Portugal tinham ontem como grande desafio reafirmar o seu poderio no grupo 3 e estabelecer o recorde de dez vitórias em outros tantos jogos.
Atendendo à modéstia do adversário, a missão parecia ser fácil. Importava começar bem, marcar golos o mais cedo possível e, nesse sentido, compreende-se a opção de o seleccionador nacional ter apostado na titularidade de Hugo Almeida, o melhor marcador da companhia, apesar de o avançado ter estado em dúvida para o jogo em virtude de ter sofrido uma lesão num joelho. Preservá-lo seria igualmente correcto, até porque Varela tinha mostrado contra o Oliveira do Hospital que estava com a pontaria bem afinada, mas, pronto, os grandes feitos históricos fazem-se sempre com os melhores e os mais experientes e Portugal apresentou-se mesmo na máxima força, ou não estivessem igualmente em campo preciosidades como João Moutinho, Quaresma e Manuel Fernandes, entre outros. Como se previa, a Letónia apresentou-se bem fechadinha na defesa, procurando apenas explorar um eventual erro grosseiro de Portugal. O costume. Atacar pelas alas com velocidade era então a única solução viável para tornear semelhante muralha.
Da teoria à prática, foi uma questão de pouco tempo. Sempre em constantes vaivéns, Quaresma e Paulo Sérgio apareceram a todo o gás pelos flancos e cedo aconteceu o primeiro golo, por sinal, da autoria de Hugo Almeida, na sequência de mais uma obra de arte esculpida por Quaresma. Era o fim do bloqueio letão. Ferido pela estocada, o adversário ainda assustou duas vezes no segundo tempo, mas não passou disso e o domínio dos lusos voltou ainda mais intenso, com o reentrado Varela e novamente Hugo Almeida a materializá-lo para mais dois golos. Em suma, perfeito.
Perante 5 500 espectadores as equipas alinharam da seguinte forma:
PORTUGAL: Bruno Vale; João Pereira, José Castro, Semedo e Pedro Araújo; Raul Meireles, Manuel Fernandes (Filipe Oliveira) e João Moutinho; Quaresma (Diogo Valente), Hugo Almeida e Paulo Sérgio (Varela 46').
LETÓNIA: Steinbors; Zuravlovs, Ivanovs, Klava e Jemelins; Zigajevs (Smirnovs 77'); Malasenoks (Scanicins 85'), Semjonovs e Rafalskis; Abramenko e Kirhners (Sokolovs 79'). Árbitro: Novo Panic (Bósnia-Herzegovina).
Golos: Hugo Almeida 19' e 67', Varela 61'.
Sem comentários:
Enviar um comentário