12 outubro 2005

Crónica Anti-Claques de Rui Cartaxana

Um País do Caraças

1 - DO BLOQUEIO DA ACADEMIA A OUTROS ABUSOS, OU AS CLAQUES. Não se percebe, de facto, por que raio os clubes, por um lado, com os “grandes” à cabeça, se dispõem a aturar estes grupos organizados de matulões agressivos e quezilentos, que dão pelo nome de claques; nem, por outro, que as autoridades oficiais, desde a própria Polícia à tutela do futebol e ao Governo, se disponham a lidar com gente tão pouco recomendável e em situação legal pouco menos que duvidosa. Vamos por partes – e o Provedor responde aos leitores Francisco Andrade e Albano Costa, que o questionaram sobre o tema –, estes grupos são dominados por sujeitos adultos e de barba rija, que não fazem nada na vida e vivem da exploração da própria claque, a qual integra gente jovem e decente, que procura extravasar no espectáculo e nas paixões do futebol os excessos de vitalidade e energia de uma juventude a quem o País não dá, reconheçamos, grandes saídas. Essas claques vivem dos favores e benesses dos clubes, desde os bilhetes para os jogos a lugares em excursões e viagens com o clube, que os “outros” pagam e os chefes arrecadam. O que se passou há dias na Academia do Sporting, em Alcochete, foi uma vergonha. Uma vergonha que toda a gente tentou, de seguida, disfarçar. Primeiro chamaram a GNR e o Corpo de Intervenção da PSP, mas depois foi tudo numa boa, a versão mediática final foi quase uma civilizada reunião do Comité Nobel.

2 - A MAIORIA DESTES GRUPOS ESTÁ EM SITUAÇÃO ILEGAL. Para começar, diga-se que a maioria destes grupos está em situação ilegal, alguns eles em situação duplamente ilegal. Não estão registados nem como pessoas colectivas, nos respectivos serviços do Ministério da Justiça, nem, nos termos da Lei 16/2004, de 11 de Maio, no Conselho Nacional Contra a Violência no Desporto. E, sem este último registo, a lei proíbe aos clubes a prestação de quaisquer apoios ou benefícios a grupos organizados de adeptos. Mas as autoridades dialogam com eles, a Polícia faz-lhes escoltas, transportes e outros serviços, os clubes cedem-lhes instalações, bilhetes de borla para os jogos, lugares em excursões e “charters” ao estrangeiro. Como diz o meu vizinho do 2º direito, “somos um país do caraças”! Nos incidentes da Academia, em Alcochete, há um pormenor curioso. Das três claques do Sporting, houve uma, a Torcida Verde, que não participou na arruaça e que se demarcou dela. Até há dois meses atrás, era a única que estava legalizada.

3 - ELES ATÉ INTERFEREM NAS ELEIÇÕES. Contaram-me que em alguns círculos eleitorais, em particular no Porto, os esforçados dirigentes destes grupos ilegais se deram ao luxo de interferir na sagrada decisão da cidadania, que é votar. Não sei de outros casos concretos, mas assisti a um na TSF. Um tal Hélder, um dos líderes da claque dos Super Dragões (que se tornou “famoso” por ter ido a Londres para cuspir na cara de José Mourinho), disse àquele emissora, com o maior descoco deste mundo, que “aqui no Porto, quem vive na Ribeira tem de votar PSD para a Junta, que o meu pai é candidato do PSD, mas para a Câmara toda gente tem de votar PS”. E mais nada! O meu vizinho é que tem razão: “Isto é um país do caraças.”
Retirado do "Record" edição 10/10/2005

Comentem no sitio oficial do jornal ou através do nosso fórum

3 comentários:

Claques Portugal disse...

O gajo devia por a cara em merda e comessar a ver futebol...

Anónimo disse...

isto e a moca a rir... eles tem k mudar o nome da claque... mas para SUPERDEFICIENTES!!!

Anónimo disse...

Gostava de fazer uma pergunta... e perguntar se kuando a equipa desse senhor tiver a passar um momento mau se ele vai há bola? se ele com a equipa em 1.º lugar vai há bola? se ele nos jogos do exterior de portugal..ele vai á bola? é triste ver este komentarios... k nao sabem o k um adpeto de uma claque se priva para ir aos jogos... em vex de ter um telemovel novo, usar um velho para ter dinheiro para os bilhetes k sao em muitos casos um valor simplesmente absordo...muitos de nós 8eu por exemplo) nao compro roupa nova tds os meses para poder ir á bola.. mas esse cuje tem um visinho muito parvo... e se nao gosta de viver em portugal k vá para a puta k a pariu...e vá para a mongolia k deve ser o melhor local para ele espandir a sua inteligencia de macaco...e de certo anda num bruto BMW onde tem um lugar na garragem no alvalade xxi (penso eu k sejas do Sporting) mas nao, nós k gastamos RIOS DE DINHEIRO por causa do verdadeiro amor ao clube, nós k faça chuva ou faça sol.. estamos sempre lá, e k mesmo o meu clube tivesse no ultimo lugar da liga betadine eu sempre a vou apoiar.. ao contrario deste cona k de certo ja estava a ganha calos no CÚ de estar kom o cú acentado no seu sofa de pele... e so digo para finalizar... k eu , e muitos k andam no mundo das claques nao devemos nada á justiça... nem ao fisco, isso nao posso dixer ao senhor... tenha mas é cuidado.. pk ainda aparece ai a brigada fiscal da GNR em casa... e depois fica sem o BMW, o Ecrã plasma e o sofá de pele para ver a bola e vai começar a ver a bola no "xadrez" ...
um abraço ao ULTRAS e não ultras e acompanham o seu clube contra tudo e todos...